quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Papai também fica grávido - Parte I


Grávidos!

A futura mamãe anda cheia de novidades: enjôos, indisposição, preguiça, mau humor. Às vezes chora, às vezes ri. Esse comportamento o deixa confuso, inseguro, enciumado. Tenha paciência: ela também enfrenta as tensões geradas pela proximidade do desempenho de um novo papel. E mais: seu estado emocional ainda é influenciado por diversas alterações hormonais. Solidário, você chega a sentir os mesmos enjôos ou a azia que ela sofre depois das refeições. Mesmo assim, ansioso, tem a tendência de comer demais. Por isso, é provável que também ganhe alguns quilos extras. Esses acontecimentos indicam que vocês estão grávidos! E que, desde o momento da concepção do futuro bebê, mergulham, de coração, na fabulosa aventura de criação de uma vida: a do seu filho!


O obstetra

Os amigos brincam, fazem piadas. Mas como esconder sentimentos tão contraditórios, como o medo do futuro, a tensão pela iminência de desempenhar o papel de pai, o orgulho pela gestação dessa criança e o desejo de tê-la logo nos braços?É claro que tem muitas perguntas sobre a gravidez e a data do parto. A maioria será respondida pelo obstetra que assiste sua companheira. Ele estará muito presente em toda a rotina. Por isso, é essencial que exista grande confiança entre vocês. Outra condição importante nesse relacionamento é a comunicação. Às vezes, o médico é grande profissional, mas pouco aberto ao diálogo. Os futuros pais, porém, precisam de alguém competente que também os escute, conheça seus sentimentos e os oriente. O ideal é que você ou sua mulher nunca tenham que admitir: "Não consigo me comunicar com nosso médico." Porque, nesses casos, vale buscar outro, mais disponível.


Seu filho

Menino ou menina - você tem uma preferência? A expectativa pode ser enorme, mas nada de cobrança à sua companheira. Afinal, a definição do sexo da criança depende da associação de cromossomas X ou Y do homem ao cromossoma X da mulher. Em resumo, é feita pelo futuro pai.Segundo muitos especialistas, o feto percebe os sons do mundo extra-uterino. Cante, faça confidências, conte histórias para ele. A voz paterna é importante para a formação da personalidade do bebê e, mais tarde, ficará na memória como uma referência agradável. Essa interação ligará vocês dois, bem mais depressa do que imagina. E o aproximará muito de sua companheira.


Sexo

Esta pode ser uma questão complicada: você teme machucar o pequenino que, lá esta, sossegadinho, no útero. Este seu receio é sem motivo: ele está protegido pelo colo uterino (bloqueado pelo tampão mucoso) e pela bolsa d'água, em cujo interior se desenvolve. Outro entrave pode ser uma tendência, muito comum no homem, de identificar a companheira grávida com sua própria mãe. E fantasiar, assim, o risco de uma relação sexual incestuosa. Durante a gestação - a não ser em casos contra-indicados pelo obstetra - nada impede a relação sexual completa (ou com penetração). Quando a futura mamãe chega ao orgasmo, inclusive, o bebê fica mais tranqüilo, pois sofre a ação das endorfinas produzidas no organismo dela. Há situações, porém, em que o orgasmo pode causar contrações uterinas e precipitar o parto. Mesmo assim, não se afaste de sua parceira: busque, com ela, outras formas de carinho.

Nenhum comentário: