domingo, 20 de janeiro de 2008

Alimentos desintoxicantes


A alimentação desintoxicante não tem o propósito de manter a pessoa alimentada ao longo do dia, mas sim de facilitar a saída de todas as suas toxinas e excessos.


O consumo indiscriminado de açúcar refinado e alimentos industrializados, com sua enorme carga de aditivos para aumentar durabilidade e aparência, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males. Some-se o ar poluído, águas contaminadas, o estresse da vida urbana, que enche o corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está preparado.


Por isso, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes, na forma de sucos e chás, e também realizar atividades desintoxicantes, como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são atitudes valiosas na jornada rumo ao corpo saudável.


Veja alguns exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na eliminação dos excessos. São alimentos crus e frescos, ricos em água e fibras naturais:

- Frutas- Folhas verdes- Brotos- Legumes (berinjela, abobrinha, pepino)- Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana)- Sementes (linhaça, gergelim, girassol)

É preciso lembrar de beber muita água e chá verde, que, além de eliminarem os excessos, ajudam na hidratação e manutenção das células do organismo e da temperatura corporal.


Fonte: site UOL; Nutricionista: Renata Riciati

Nenhum comentário: