terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ninguém é Invisível


Mesmo que não haja regras escritas, existe sempre um código de vestir.
Você já deve ter ouvido falar na capa da invisibilidade que Harry Potter, o simpático bruxinho do best-seller da escocesa J. K. Rowling, herdou de seus pais.

Pior é que algumas pessoas parecem acreditar que isso existe. Aí, vão trabalhar vestidas de qualquer jeito, causando péssima impressão.

Existe uma coisa chamada "código de vestir" - ou dresscode, em inglês -, que faz mais ou menos o papel do "traje" que vem determinado em alguns convites.

Só que o dresscode não é explícito como o dos convites. Ele é uma espécie de linha-mestra que determina a maneira como o pessoal da empresa deve se vestir.

O melhor é você não destoar do ambiente por estar malvestido ou bem-vestido demais, nem mesmo por estar vestido de um jeito muito diferente.

Preste atenção:

ROUPA PARA TRABALHAR X ROUPA PARA SAIR
É bom traçar uma linha divisória no seu guarda-roupa. Mas isso não quer dizer usar roupas novas para sair e deixar as outras para trabalhar. Reserve peças "festivas" para ocasiões mais apropriadas. Tem gente que incorpora a "grife" da empresa para a qual trabalha e acaba caindo na "overprodução". Além de exagero, é falta de elegância e educação, porque constrage as outras pessoas.


VESTINDO-SE PARA VISITAR UM CLIENTE
Se o visitado for alguém mais simples, vista-se de forma que não o faça se sentir diminuído. Se quem vai receber a visita é você, trate o cliente com cortesia. Assim, as diferenças serão minimizadas. Se, por outro lado, o cliente é formal e você não, vista-se especialmente para a visita.


TIRAR OU NÃO O PALETÓ
Imite a pessoa mais importante da mesa. Se o chefe e o cliente permanecerem de paletó, o máximo que você pode fazer é desabotoar o seu. Aliás, é obrigatório desabotoar o paletó quando estiver sentado.


CARTAS NA GAVETA
A meia-calça desfiou ou a camisa branca está manchada? Tenha sempre "refis" na gaveta. Também vale manter lá um estojo de costura. Para as mulheres, recomendo, ainda, algodão e removedor de esmalte.

REPETIÇÃO DE FIGURINO
A elegância de Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estava em sua simplicidade, no fato de não ostentar jóias caríssimas nem vestidos de grifes badaladas. Ela também era adepta - talvez tenha sido a pioneira - de repetir trajes sem a menor cerimônia. Invista em roupas de qualidade e em peças que combinem entre si. No mais, use a criatividade para escolher os acessórios e pode repetir a roupa à vontade.

RELAXE, PERO NO MUCHO
Você está de férias ou curtindo seu fim de semana. Mas, se estiver num local público, tome cuidado. Já pensou se seu chefe ou o melhor cliente da empresa o flagram usando uma roupa "impublicável", que você não deveria vestir nem se estivesse em casa? Da próxima vez, por favor, não confunda relaxar com ser desleixado.

Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: