sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Indelicadezas Modernas


A evolução tecnológica trouxe consigo muitas coisas boas e outras nem tanto.
Celular e internet - não há dúvida de que essa dupla deixa a comunicação muito mais rápida e eficiente. Mas também não dá para negar que esses dois provocaram uma notável "evolução" nas indelicadezas que somos capazes de cometer no dia-a-dia.

O caso dos celulares, por exemplo: muito já se escreveu e falou sobre o uso correto deles. Mesmo assim ainda tem gente que insiste em utilizá-los nas horas mais impróprias. Desligue o aparelho sempre que a ocasião exigir (reunião e cinema entram nessa lista) ou quando tiver de dar atenção às pessoas a seu redor, como num almoço ou numa conversa. Da mesma maneira se espera que você respeite a legislação e nunca use o celular em momentos ou locais em que a lei proíbe.
No trabalho, ele também pode ficar desligado, já que você tem um telefone fixo. E jamais, em tempo algum, dê o número do celular de alguém a outra pessoa sem que o proprietário concorde.
Pelo mesmo motivo, não seja mal-educado quando a secretária lhe disser que não tem autorização para fornecer o número de celular da pessoa com quem você quer falar. Ela está apenas cumprindo ordens.

O uso de e-mail é outro capítulo nos estragos que a falta de bom senso costuma fazer. Além do óbvio, que é responder a todas as mensagens que chegam em sua caixa postal, vale lembrar:
* Seja breve em suas mensagens e deixe emoções e considerações pessoais para uma hora mais apropriada e para seu e-mail pessoal.

* Cartas e/ou memorando são meios mais adequados do que o e-mail para tratar de assuntos delicados ou confidenciais. O e-mail das empresas não é privado, e as mensagens podem ser (por acidente ou intencionalmente) interceptadas por outra pessoa que não o destinatário correto.
* Não há problema em ser adepto de letras coloridas, fundo musical e margens cheias de rococós e floreados, desde que e-mails assim sejam enviados do computador de sua casa.
* Seu empregador tem todo o direito de monitorar e-mails, inclusive aqueles que você enviou há um tempão ou deletou. Por isso, cuidado com piadas, textos e imagens com teor pornográfico, dados sigilosos, sites de empresas de recolocação profissional etc. Para evitar surpresas desagradáveis, procure saber as regras de conduta que sua empresa adota para o uso do e-mail.
* Não deixe que a tecnologia o escravize, mas também não a ignore.

Verifique regularmente sua caixa de mensagens e tente superar sua aversão às novidades tecnológicas que vieram para ficar e que, caso não sejam incorporadas a seu dia-a-dia, acabarão por transformá-lo num ser completamente obsoleto na empresa.

Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: