terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O Pai do "Big Brother"


O PAI DO "GRANDE IRMÃO"

Quem inventou a expressão "grande irmão" foi o escritor George Orwell, que nasceu na Índia, em 1903.

Apesar da origem burguesa - era filho de um alto funcionário da Marinha inglesa -, Orwell revoltou-se com a política da Grã-Bretanha em relação às colônias inglesas. Sua produção literária é de cunho político.

Em um de seus livros mais famosos, o clássico 1984, Orwell profetizava uma sociedade em que todos seriam, de alguma forma, vigiados. No caso de 1984, o "grande irmão" era o Estado, que espionava incessantemente os personagens.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (título original Nineteen Eighty-Four) é o título desse romance escrito por Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell e publicado em 8 de Junho de 1948 que retrata o cotidiano numa sociedade totalitária. O título vem da inversão do dois últimos dígitos do ano em que o livro foi escrito, 1948.

O romance é considerado uma das mais citadas obras literárias, junto com Fahrenheit 451, Admirável Mundo Novo e Laranja Mecânica. Nele é retratada uma sociedade onde o Estado é onipresente, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada.

Nenhum comentário: