segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

6 coisas que você não sabia... sobre axé music


[por Gustavo Fioratti]


1+ Quem juntou as palavras "axé" e "music" pela primeira vez, para designar o estilo dançante tocado pelos trio elétricos baianos, nos anos 90, foi o jornalista Hagamenon Brito, que na época trabalhava para o jornal "Correio da Bahia".


2+ A expressão "tira o pé do chão", que todo cantor de axé music já gritou ao menos uma vez na vida, foi divulgada (alguns até arriscam criada) pelo cantor Netinho, durante uma execução ao vivo do hit "Milla", em Salvador ("Ô Miiiiiilla/ mil e uma noites de amor com você").


3+ E sabe quem é a tal Milla? Nem Netinho soube responder direito à pergunta. A música foi composta por Manno Góes e Tuca Fernandes, da banda Jamil e Uma Noites, em homenagem a uma ex-namorada de Manno, Milla Sampaio, hoje uma médica que vive em Recife.


4+ No fim dos anos 90, começa a exportação de axé music para Ásia e Europa. Entre os hits mais famosos lá fora estão "Milla", regravada por Netinho em oito línguas, inclusive russo; e a música "Mal Acostumado", da banda Ara Ketu, traduzida para dez idiomas, entre eles o francês.


5+ Acredite, a rainha do axé, Ivete Sangalo, já quis seguir carreira administrativa. Estudou na faculdade de secretariado executivo da Universidade Católica de Salvador. Parou os estudos para trabalhar como vendedora de shopping. Nos intervalos, vendia quentinhas preparadas por sua mãe. E, à noite, cantava em bares.


6+ O engenheiro de som do grupo Chiclete com Banana, Wilson Silva, foi o responsável por uma das maiores mudanças do cenário axé ao sugerir que as laterais dos trios fossem fechadas com caixas de som e os músicos passassem a se apresentar sobre o veículo.


Fonte: Caco de Telha Entretenimento; Netinho, intérprete; Eduardo Scott, assessor de Ivete Sangalo, In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação; e Manno Góes, do grupo Jamil e Uma Noites

Nenhum comentário: