segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Aquecimento global inspira algumas mudanças de estilo de vida


Fonte: Agência Reuters, Londres


Os britânicos começam a mudar seus estilos de vida em resposta ao aquecimento global, mas poucos estão dispostos a fazer escolhas mais duras e, em muitos casos, a motivação é o medo de punição, revelou uma pesquisa inédita.No topo da lista de atividades ambientalmente corretas está a reciclagem, com 90 por cento das pessoas entrevistadas afirmando que estão fazendo isso há mais de um ano.


Mas as razões dadas são, em sua maioria, relacionadas às regras e punições de conselhos locais, e não ao altruísmo, segundo pesquisa realizada pela empresa de propaganda Euro RSCG.


"Enquanto pessoas de todos os estilos de vida vêem agora as mudanças climáticas como um dos principais desafios enfrentados, para muitos a motivação para reduzir o impacto ao meio ambiente está relacionada à redução de custos --ou multas de conselhos locais", disse Russ Lidstone da Euro RSCG em Londres.


A segunda atividade mais popular é desligar os equipamentos elétricos, seguida pela troca para lâmpadas mais econômicas, diminuição da força do aquecedor central e redução do consumo de água.


Mas quando se trata de escolhas mais duras, as ações se tornam menos populares.Apenas 33 por cento disseram estar usando menos seus carros do que há um ano e apenas metade desse número decidiu usar menos vôos internacionais--fortes emissores de carbono, reponsável pelo efeito estufa.


(Reportagem de Jeremy Lovell)

Nenhum comentário: