sábado, 17 de novembro de 2007

Ousadia na propaganda


Anúncio com homem urinando em xícara gera polêmica


BBCBrasil


Anúncio foi criticado por ser estereotipado.


Uma série de anúncios para o trem Eurostar - que cruza o Canal da Mancha ligando a Grã-Bretanha à Europa - está causando polêmica.

As imagens estereotipadas dos britânicos fazem parte de uma campanha para promover o trajeto entre Bruxelas e Londres e foram colocadas em outdoors em quatro cidades belgas.

Uma das imagens, mostrando um homem de cabeça raspada e sem camisa urinando em uma xícara de chá, recebeu cinco reclamações de britânicos na Bélgica, segundo uma porta-voz do Eurostar.

Ela disse que a empresa pediu desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas, mas que vai manter os anúncios, que estão fazendo sucesso.

A porta-voz afirmou ainda que a campanha é destinada especificamente para o mercado belga e não será usada na França ou na Grã-Bretanha.Estereótipos"

Eles (o povo belga) estão tentando conseguir cópias dos pôsteres e mandaram parabéns em cartas e e-mails pelo sucesso da campanha", disse o Eurostar em um comunicado.

"Para aqueles poucos que reclamaram, estamos mandando cartas pessoais pedindo desculpas se causamos ofensa e explicando a idéia por trás da criação e do uso do humor.

"A BBC também recebeu vários e-mails criticando a campanha.

"A impressão dada pelos anúncios é que somos uma nação de criminosos e palhaços e certamente irá apenas dissuadir os turistas de virem para cá", disse Ralph Edwards em um e-mail.

"Eu não apoio esses estereótipos horrendos, principalmente o do homem urinando na xícara", disse Jan Lewandowski em outro e-mail.

Um porta-voz da VisitBritain (Visite a Grã-Bretanha), no entanto, disse que a organização apóia a campanha.

"Nós não achamos que as imagens são ofensivas à Grã-Bretanha, mas sim que mostram um lado interessante da Grã-Bretanha contemporânea, assim como ícones da política, comédia e cinema", disse

Nenhum comentário: