quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Estágios e Programas de Trainee

Treino é treino. Jogo é jogo

Durante toda sua vida você vem se preparando para começar a trabalhar e a conquistar sua independência. Agora que o momento chegou, você está cheio de esperança, confiante em seu talento e pronto para vencer na vida. Nada mais justo!
Mas quem disse que a vida é justa?A verdade é que o mundo profissional é bem diferente daquele que você conhece. Para começar, é muito mais competitivo. Vagas nas grandes empresas são até 20 vezes mais disputadas que nas melhores universidades. Mesmo que conquiste uma delas, terá de ralar para se manter e, mais ainda, para progredir. O mundo profissional é menos transparente também.
A linha entre o certo e o errado não é tão nítida, e os critérios pelos quais você será avaliado tampouco. Mais: essas regras não escritas mudam de um dia para o outro, de uma empresa para a outra. Nesta edição, o GUIA DO ESTUDANTE destacou oportunidades nas maiores companhias do país, nas quais as características do "mundo real" são exacerbadas.
Mas essa não é a única maneira de entrar no mercado de trabalho. Aliás, a maior parte dos empregos no país encontra-se nas pequenas e médias empresas, sem falar no funcionalismo público e no terceiro setor.
Mas não se assuste, não se deixe intimidar por esse universo imenso e desconhecido. Lembre-se de que você não está apenas tentando ser escolhido, mas também fazendo opções determinantes para seu sucesso. Mais do que qualquer coisa que aprendeu na escola, são seu entusiasmo e sua dedicação que farão de você um grande profissional. E isso só tem quem ama o que faz e o lugar onde trabalha.


Boa sorte!Rodrigo Paranhos VellosoDiretor de Redação

Nenhum comentário: