segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dicionário de Profissões: Artes Cênicas


O bacharel em Artes Cênicas é um especialista em utilizar a voz e os movimentos corporais para transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Ao fazer isso, critica a sociedade, sua cultura e seus hábitos. Como ator, trabalha em peças teatrais, filmes, telenovelas e comerciais para a TV.

Pode dedicar-se à direção de espetáculos, à criação de cenários e de ambientes (cenografia) ou tomar as providências necessárias à realização do evento (produção).

Conhecedor das técnicas teatrais, é habilitado a fazer críticas a espetáculos e a elaborar obras didáticas ou de dramaturgia. A atividade de dublagem, que cresceu bastante nos últimos anos por causa da exibição de filmes estrangeiros nos canais de TV por assinatura, é reservada a esse profissional.


O curso

Já no vestibular, ao fazer as provas de aptidão, você precisa demonstrar que leva jeito para a arte de representar. O currículo traz poucas disciplinas teóricas, como história das artes cênicas, literatura dramática e filosofia. Em compensação, há muitas aulas práticas: de técnica vocal, expressão corporal, interpretação dramática e caracterização cênica, por exemplo.

Algumas escolas ensinam técnicas envolvidas na produção de espetáculos. Em outras, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como cenografia ou interpretação. Para lecionar, você pode cursar Artes Cênicas como habilitação da licenciatura em Artes ou em Educação Artística. Duração média: quatro anos.

Nenhum comentário: