quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dicionário de Profissões: Arquitetura e Urbanismo


Talento para o desenho e criatividade não são as únicas habilidades requeridas do arquiteto. Esse profissional, especialista em organizar espaços segundo critérios de conforto, estética e funcionalidade, também determina os materiais a ser utilizados, levando em conta o uso do imóvel e o consumo de energia.

Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra. Como urbanista, orienta o crescimento de cidades e bairros. Como desenhista industrial, projeta objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.

O curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais, desenho técnico e computação gráfica. O primeiro semestre é fundamentalmente teórico, mas, a partir do segundo, cresce a carga horária de aulas práticas, de confecção de projetos, plantas e maquetes.

A criatividade é fundamental na hora de fazer os esboços, mas esteja pronto também para mergulhar em muitos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de cursos são obrigatórios na maioria das instituições. A duração média do curso é de cinco anos.
Fonte: site abril

Nenhum comentário: