domingo, 11 de novembro de 2007

Ainda Sobre a Existência de Deus


Textos enviados por Déa de Almeida Azicoff, do Rio de Janeiro/Rj.

Trecho da resposta dada por Ebel de Sándara, em um clube no México, à pergunta "Deus existe?":

- Senhores - disse: Ao pronunciar-me a respeito da primeira indagação, desde logo destaco que se a Criação que nos rodeia e da qual formamos parte não é por si mesma, suficientemente eloqüente para persuadir o homem de que a existência de Deus é inegável, muito menos poderá ser a palavra de um semelhante, por mais que se empenhe em demonstrá-lo. Feito este esclarecimento, entremos de cheio no assunto. Quando se afirma que Deus existe, é absolutamente necessário acompanhar tal afirmação com uma proposição desvinculada de qualquer idéia que o limite ou impeça de concebê-lo em sua imensidão, onipotência e infinidade. Partindo da base de que a Causa Primeira é Deus e não tendo ao nosso alcance nenhum ser visível a quem se possa atribuir o ato da Criação Universal, é lógico que reconheçamos Deus como Supremo Criador; mas a capacidade para considerar sua existência não depende dessa existência em si, senão da medida em que cada ser humano a reconheça, a sinta e apalpe individualmente.

“Há duas coisas que são, sem dúvida alguma, inseparáveis, porquanto constituem uma mesma e absoluta verdade: a Criação e seu Criador. Uma pressupõe a presença da outra, com toda certeza; de maneira que se a Criação existe, o que nos consta porque a vemos, a palpamos e dentro dela vivemos, é impossível pôr em dúvida a existência de Quem, havendo-a concebido primeiro, plasmou-a depois em suprema realidade, ditando ao mesmo tempo, as leis que mantém seu equilíbrio e velam por sua conservação eterna. A existência de Deus, senhores, prova-se pela própria existência de tudo o que nos rodeia e por nossa própria existência e, sobretudo, pela prerrogativa que nos foi concedida de formular essa pergunta e também de respondê-la, para nós mesmos, servindo-nos do conhecimento que se adquire através do estudo, da observação e da experiência conscientemente realizados no viver diário."

"Deus, único ser na Criação que não tem par, desce até o homem em virtude de Suas Leis e de Seu Pensamento expresso em cada uma das coisas criadas. Com a prerrogativa de chegar a ser em espírito semelhante a Ele, concedeu-lhe a de conhecer suas leis para reger por elas sua vida como ser humano e imortalizar sua existência como ser espiritual." Do livro O Espírito.

Nenhum comentário: