quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dicionário de Profissões: Ciências Contábeis


Esse profissional planeja, coordena e controla os registros financeiros de uma empresa ou pessoa física, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Interpreta eventos econômicos para nortear as decisões dos dirigentes da companhia sobre o negócio. Também pode ser responsável por organizar o pagamento de tributos do cliente.

A auditoria e as perícias contábeis são atividades exclusivas do contador. Para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, obrigatório para exercer a profissão, é preciso fazer um exame que comprove o domínio sobre os conhecimentos da área.


O curso

O primeiro dos quatro anos do curso é ocupado com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vêm as disciplinas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia.

É importante participar de seminários e assistir a palestras sobre questões da atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão do curso.

Fonte: site Guia do Estudante

Nenhum comentário: