sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Uso do Celular um Desafio


Parte II

Falando em público: Você pode falar à vontade em lugares públicos como shopping, academia, rua, lanchonete, banco etc. Mas sempre com o cuidado de conversar num tom baixo de voz, pois além de ser feio ficar de papo em alto e bom som, ninguém é obrigado a ficar por dentro da sua vida.

Retornando ligações: Fica a seu critério retornar ligações não atendidas de números que você não conhece. Agora, se você conhece, é de bom tom ligar de volta. A não ser, é claro que seja aquele ou aquela chata que você sabe que quer "perturbar", pedir um favor etc. Se a pessoa deixar recado na caixa postal, manda a educação responder ao chamado.

Respeite horários: Nem todo mundo desliga o celular quando está dormindo. Por isso, respeite a regrinha básica de horários para ligações: não chame antes das 9 da manhã e depois das 10 da noite. A não ser, é claro, que se tenha combinado previamente a ligação.

Olha o passarinho! Com essa tecnologia toda de celulares que fazem de tudo, os aparelhos com câmera agora são bem comuns. Mas não ouse dar uma de inconveniente e sair tirando fotos das pessoas. Nem todo mundo gosta de fazer pose e dizer "xis!". Tenha bom senso!Além da competência e do foco em resultados para usar um aparelho celular, há outra coisa que pode dar um belo empurrão na sua carreira, são boas maneiras, você é considerado um profissional competente e tem um currículo brilhante, impecável. É proativo, orientado para resultados e tem uma constante preocupação em se manter atualizado pelo celular, é possível que esteja se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca atenção a suas habilidades sociais.

As habilidades sociais são um pré-requisito determinante para o sucesso no mundo corporativo, você está seguro de que sabe comportar-se corretamente num almoço usando o celular? Tem competência ao se apresentar para outras pessoas com o celular na mão? É capaz de conduzir uma conversa polida com o celular chamando?

Afinal, as empresas estão dando um peso cada vez maior a suas atitudes, a sua postura e a seu modo de proceder. Saber como agir nas mais variadas situações do dia-a-dia de trabalho e driblar as saias-justas representa uma vantagem competitiva e tanto. Dominar o código de comportamento em vigor no mundo dos negócios faz bem, sim, para sua vida profissional e esquecer o mínimo que possível o celular, isso mostra de que as pessoas estão, pouco a pouco, tomando consciência dos micos destes celulares. A etiqueta corporativa, no entanto, é muito mais do que saber distinguir entre um garfo de salada e o do prato principal.

Qualquer atitude que incomode as pessoas a seu redor é considerada falta de modos. Exemplos: bater o telefone, falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, exagerar no perfume barato, esquecer do desodorante, entre outros. A elegância abrange, ainda, a consideração e o respeito por subordinados, chefes e colegas e a disposição em ser agradável e gentil no uso do celular.

As pessoas podem ser bem-educadas, corteses e sociáveis ao mesmo tempo em que mantêm uma atitude positiva, simpática e, sobretudo, genuína o que nos remete a questões como valores e ética. Se você é uma pessoa divertida, atenciosa, flexível e tolerante, pode estar certa de que muitos erros lhe serão perdoados. Mas infelizmente não há regras para ser simpático com o uso do celular tocando quando você esta conversando com um amigo.

FCº. Alexandre Portela Barbosa: MSc. Ciências da Educação, MBA.Marketing, Bel. Administração - (Teresina-PI).

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