quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Uso do Celular um Desafio


Parte I

Você sabia que o uso do celular, as vezes pode causar intrigas, mal entendimentos, pura falta de educação, respeito e atenção com a pessoa que você está conversando, sem falar nas pessoas que tem celular para dar o famoso “TOK”, então esta arma requer algumas regrinhas básicas de etiqueta? Confira aqui algumas orientações!

Alô? Quando ligar para o celular de alguém, a primeira coisa a fazer é identificar-se (caso a pessoa não tenha seu número) e perguntar se ela pode falar naquele momento, em vez de questionar "Onde você está?". E se ela estiver no meio de um encontro? No banheiro? Em um lugar "impróprio"? Não faça essa pergunta a não ser, é claro, que tenha muita intimidade com seu interlocutor.

Empresta seu telefone? As tarifas telefônicas não são nada baratas. Por isso, evite pedir um celular emprestado para fazer uma ligação. Se for urgente, tudo bem, explique que é importantíssimo, mas seja breve!

Recebendo uma ligação: Pelo mesmo motivo acima, não estenda muito o papo quando alguém ligar para você. Se a pessoa terminou o assunto dela, não queira emendar o seu e contar uma história. Diga que tem algo para conversar, e que liga depois. Se você está do lado oposto, ou seja, ligou para alguém e a pessoa não pára nunca de falar, nem dá brecha para que você diga que precisa desligar, faça um teatrinho. Diga "Alô! Alô! Alô!" e desligue. Afinal, baterias acabam, sinais ficam fracos...

Celular calado: Existem certas situações que exigem que o aparelhinho seja desligado ou, no mínimo, fique no "vibra call". Sessões de teatro e cinema exigem silêncio do aparelho, por uma questão de respeito com quem está em volta. Desligue-o quando for se reunir com um cliente, uma pessoa amiga, seu namorado, um jantar ou um almoço importante, participar de uma entrevista de emprego. Em almoços de negócios e reuniões profissionais, também haja da mesma forma; só deixe o aparelho no vibra call se estiver esperando um telefonema muito importante, e mesmo assim, avise antes a quem estiver com você.

O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente. Se for preciso atender, faça-o mas seja bem rápida.

Compartimento especial: Guarde o celular na bolsa, mas dentro da divisão especial ou num bolso interno de fácil acesso. Situações em que o celular toca estridentemente e a dona toda afobada revira a bolsa para encontrar o aparelho isso é apenas um mico!

Ligação no meio de um grupo: Quando estiver no meio de um grupo de pessoas e receber uma ligação, peça licença e afaste-se para atender. Ninguém precisa ficar por dentro dos seus assuntos pessoais, mas se você estiver apenas com uma pessoa o melhor que se faz é desligar.

Não deixe ninguém esperando: Imagine a situação: você está no restaurante, no meio de um encontro com um rapaz ou uma amiga, e a sua irmã liga querendo contar a última do namoradinho dela. Por mais curiosa que você seja, não emplaque uma conversa. Diga que no momento não pode falar e que telefona mais tarde para saber a novidade. Coloque-se no lugar de quem divide a mesa: imagine que desagradável ficar sozinho com cara de paisagem, fingindo que não está ouvindo o papo, e esperando você desligar?

FCº. Alexandre Portela Barbosa: MSc. Ciências da Educação, MBA.Marketing, Bel. Administração - (Teresina-PI).

Nenhum comentário: