quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A moda é : Pilates


O nome pilates tornou-se comum em academias e surgiram centros especializados neste tipo de aula. Mas, afinal, o que significa? Pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente.
A técnica que une condicionamento físico e mental recebeu o nome do criador alemão Joseph Pilates. Chegou ao Brasil no início dos anos 90, e vem conquistando cada vez mais seguidores.
Respiração, postura e concentração são alguns dos principais alvos do pilates. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da região do abdômen, que é chamado de “casa de força”. Segundo a filosofia, tudo que a gente faz está relacionado com esta região do corpo. Com um abdômen forte, você sustenta melhor a coluna (principalmente na região lombar) e também os órgãos vitais.
Uma das principais características do pilates é que nele não existem aquelas séries repetitivas comuns em algumas modalidades. Cada movimento é feito no máximo oito vezes. As aulas duram aproximadamente uma hora e os exercícios podem ser feitos no solo, com bolas, ou em equipamentos especiais.
Outro aspecto positivo é a rapidez com que os resultados começam a aparecer. Vinte sessões já são suficientes para que as dores diminuam e os músculos se fortaleçam. A aluna Priscila Fardale, 24 anos, começou a praticar pilates há cinco meses por causa de problemas na coluna e já não sente mais dores. “Eu comecei a fazer como tratamento para a coluna e também para fortalecimento muscular. Eu já fiz RPG e achei que o resultado do pilates foi mais eficaz”, garante ela.
Geralmente, são os próprios fisioterapeutas que indicam a técnica aos pacientes com problemas de postura ou coluna. No entanto, o pilates pode ser praticado por jovens, atletas, bailarinos, idosos, ou até mesmo, por gestantes. Não existem contra-indicações e os objetivos dos praticantes são os mais diversos.
Hoje em dia, você pode encontrar as aulas de pilates nos mais diversos locais, desde academias de dança ou ginástica, até espaços terapêuticos. Mas fique atenta. O local escolhido deve estar de acordo com seus objetivos ao praticar a técnica. Ou seja, se você deseja fazer aulas de pilates para manter a forma, procure uma academia. Se seu objetivo é melhorar sua postura, vá a um espaço terapêutico que ofereça este tipo de aula. Busque por academias ou clínicas em nosso shopping na seção de serviços.
Fonte: Caroline Martin - site Leader Training

Nenhum comentário: