sábado, 20 de setembro de 2008

Esquecendo você (1959)

Uma das mais bonitas músicas de Tom Jobim, onde ele fez música e letra.
Tom utiliza toda sua enorme sensibilidade para narrar a triste história de um amor desfeito.
Interpretação magnífica de Gal Costa.
Boa audição

Enviado por Arlindo de Almeida Simões, Fortaleza-Ce

http://www.paixaoeromance.com/50decada/esquecendo_vc/h_esquecendo_voce.htm

Esquecendo você (1959)
Composição : Tom Jobim Interpretação : Gal Costa Música do LP de Sylvia Telles "Amor de gente moça" de 1959, recebeu outras gravações de diversos artistas, como a de Gal Costa.

Nesta composição Tom demonstra toda sua enorme sensibilidade e competência ao discorrer sobre a tristeza de um amor desfeito. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi o compositor brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil, na última metade do século XX. Carioca, nascido na Tijuca em 25 de janeiro de 1927. Iniciou seus estudos musicais em 1941 com o professor Hans Joachim Koellreuter, teve excelente formação musical com os professores Lucia Branco, Tomás Terán, Leo Peracchi e Alceu Boccchino. Formou com Vinicius de Moraes a mais famosa dupla de compositores da moderna música popular brasileira: provavelmente a dupla mais erudita onde Vinícius era mais letrista e Tom mais compositor. Conheceram-se em 1956, através de Lúcio Rangel, no famoso Bar Gouveia, em frente à Academia Brasileira de Letras, quando foi convidado e aceitou musicar a peça "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes. Compuseram juntos músicas maravilhosas como "Se todos fossem iguais a você", "Eu sei que vou te amar", "Chega de saudade", "Garota de Ipanema" (uma das músicas mais gravadas em todo o mundo), "A felicidade", "Insensatez", "Canção de amor e paz", "Ela é carioca", "Eu não existo sem você" e muitas outras. Participaram ativamente das músicas de transição entre a fase "dor de cotovelo" e a bossa nova, cujo marco inicial considera-se a música "Chega de saudade", gravada por Elizeth Cardoso no LP "Canção do amor demais" de 1958 com João Gilberto tocando violão com sua batida diferente e característica da bossa nova. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim morou muito tempo nos Estados Unidos da América tendo participado de inúmeras gravações com famosos músicos e cantores americanos como Frank Sinatra, Stan Getz, Miles Davis, Quincy Jones, Dizzie Gillespie, Charles Byrd, Sara Vaughn, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Faleceu dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos em Nova York. A cantora Gal Costa (Maria das Graças Costa Penna Burgos) nasceu em 26/9/1945 em Salvador BA e estreou como cantora em 1964 no show que marcou a inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, ao lado de Caetano Veloso, Tom Zé, Maria Bethânia, Djalma Correa, Fernando Lona e Gilberto Gil. Gravou inúmeros sucessos como "London London", "Deixa sangrar", "Meu bem meu mal" todas de Caetano, "Pérola Negra" de Luis Melodia, "Sua estupidez" de Roberto e Erasmo, "Oração de Mãe Menininha" de Caymmi, "Corcovado", "Esquecendo você" e "Falando de amor" de Jobim além de "Chuva de prata" e o grande sucesso "Modinha para Gabriela" de Dorival Caymmi para a novela homônima da TV Globo. Gal Costa tem sido ao longo das últimas décadas uma das cantoras mais importantes da moderna música popular brasileira.

Esquecendo você (1959)

Composição : Tom Jobim

Interpretação : Gal Costa

Eu vou ter que passar minha vida
Cantando uma só canção
Eu vou ter que aprender a viver
Sozinha na solidão
Eu vou ter que lembrar tantas vezes
O riso dos olhos seus
Eu vou ter que passar minha vida
Tentando esquecer este adeus
Eu vou ter que esquecer seu sorriso
E o pranto dos olhos meus
Eu vou ter que esquecer seu olhar
Na hora do adeus
Eu vou ter que esquecer minha vida
Só você não percebe por que
Eu vou ter que passar minha vida
Esquecendo você
Eu vou ter que esquecer seu sorriso
E o pranto dos olhos meus
Eu vou ter que esquecer seu olhar
Na hora do adeus
Eu vou ter que esquecer minha vida
Só você não percebe por que
Eu vou ter que passar minha vida
Esquecendo você

Nenhum comentário: