sábado, 27 de setembro de 2008

Paul Newman morreu aos 83 anos

















Morreu na madrugada deste sábado, o ator Paul Newman, 83 anos, informou a CNN. O ator sofria de câncer de pulmão e morreu em sua casa, em Westport, Connecticut.

Paul Leonard Newman nasceu no subúrbio de Cleveland, em Shaker Heights, Ohio, no dia 26 de janeiro de 1925. Sua estréia artística aconteceu no Broadway Theater com a peça Picnic, de William Inge.

Seu pai era judeu e sua mãe católica. Quando tinha cinco anos, o pai converteu-se para o catolicismo, mas Newman sempre disse ser judeu. Seu contato com o mundo artístico veio apenas na universidade. Ele estudou artes em Yale.

Apesar das sucessivas decepções, Newman teve uma carreira gloriosa. Ele venceu o Oscar de Melhor Ator uma vez com o papel de Eddy, um jogador de bilhar profissional em A Cor do Dinheiro, dirigido por Martin Scorsese.


Além de grande ator, Newman teve sucesso também como diretor e produtor. Nestes cargos, ele participou de nove filmes. Em 1968, foi premiado com um Globo de Ouro por sua direção no filme Rachel, Rachel, obra que concorreu ao Oscar de Melhor Filme do ano, mas foi preterida por They Shoot Horses, Don't They?.

Quando saía da frente das câmeras, em sua vida pessoal, ele era um apaixonado por automóveis e velocidade. Correu, em 1979, as 24 Horas de Le Mans. Nesta corrida, ele ficou em segundo lugar.


Uma das passagens mais interessantes de sua vida aconteceu quando adolescente: serviu à Marinha dos Estados Unidos, combatendo na Segunda Guerra Mundial. Ele trabalhava em um esquadrão responsável por inibir ataques aéreos. Porém, sua carreira militar foi prejudicada por uma deficiência visual: ele era daltônico.


Fonte: Site Terra


Que bom ter vivido em Fortaleza nos Anos Dourados e ter assistido tantos filmes do Paul Newman no Cine São Luiz. E tem filmes dele com músicas que até hoje não me saem da cabeça. Querem ouvir ?
"Raindrops Keep Falling On My Head" , de autoria de Burt Bacharah, trilha sonora do filme Butch Cassidy com Paul Newman.

Clique no endereço a seguir, ligue as caixas e boa audição.


Sérgio Almeida Franco, Fortaleza-Ce




Nenhum comentário: