quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mulheres de AM, BA e CE colocam sexo "em segundo plano", diz estudo

Para elas, sexo tem importância menor quando avaliam qualidade de vida

LUIZ FRANCISCO DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Quando o assunto é qualidade de vida, as mulheres de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) colocam o sexo em nono lugar em uma lista com dez itens. Em Manaus (AM), o sexo é o último quesito apontado.
É o que mostra a pesquisa organizada por Carmita Abdo, coordenadora do ProSex (Projeto Sexualidade), da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com apoio da Pfizer.
Segundo dados da pesquisa divulgada ontem, as mulheres de Fortaleza consideram alimentação saudável, convivência com a família, trabalhar no que gosta, cuidados com a saúde, convivência social, qualidade do sono, atividades culturais/hobbies e tirar férias regularmente mais importantes do que o sexo para melhorar a qualidade de vida.As mulheres de Salvador preferem tudo o que as de Fortaleza apontam antes de sexo com a exceção de tirar férias, mas acrescentam a prática de exercícios também na frente.Já as mulheres de Manaus colocam todos os itens apontados pelas de Salvador e Fortaleza como melhores que sexo para qualidade de vida.
De acordo com a pesquisa, 48,9% dos homens de Fortaleza, 44,3% dos baianos e 42,5% dos manauenses têm algum grau de dificuldade de ereção (leve, moderada ou completa)."Um fato interessante observado é que as mulheres percebem mais a falha dos homens na relação sexual do que eles relatam", diz Carmita Abdo.
Outro dado da pesquisa é que menos de 40% dos homens das três capitais usam preservativos em suas relações sexuais -34,5% (Salvador), 37,2% (Manaus) e 29,6% (Fortaleza).Participaram da pesquisa 966 homens e 959 mulheres de Manaus, Fortaleza e Salvador, todos acima de 18 anos.

ITENS CITADOS MAIS IMPORTANTES DO QUE O SEXO

alimentação saudável
convivência com a família
trabalhar no que gosta
cuidados com a saúde
convivência social
qualidade do sono
atividades culturais/hobbies
tirar férias regularmente

Nenhum comentário: