terça-feira, 23 de setembro de 2008

Deseja gerar uma mudança? Comece por você …

Amauri Nóbrega

“Seja a mudança que deseja ver no mundo” – Gandhi. Quem nunca ouviu essa celebre frase dita por Gandhi. Um dos maiores líderes mundiais que conseguiu grandes vitórias apenas pelo poder da influência. Você acredita ser capaz de “imitá-lo”?

Todos nós, diariamente, enxergamos várias coisas ruins e que gostaríamos de mudar, porém, nos sentimos fracassados por muitas vezes não conseguir. Isso acontece porque não conseguimos nada sozinho, e o nosso poder de influência é pequeno ou quase zero. Explico…

Os cientistas, através de várias pesquisas dizem que temos um “espelho social”. Que o nosso cérebro tem a tendência de mandarmos imitar imagens e/ou sensações que enxergamos nos outros. Exemplo: Se olharmos uma pessoa sorrindo, temos a tendência de sorrir, se olharmos uma pessoa tensa, a tendência de ficarmos com a fisionomia tensa é grande e assim por diante.

Se você chega pela manhã e ao pegar o elevador cheio, você sorri e deseja um bom dia a todos, a resposta é maravilhosa e te enche de energia positiva para o dia que está começando, agora se você entra e não fala nada, fica todo mundo olhando para baixo, para os lados e um clima “tenso” se instala.

Voltando a idéia central, podemos ter um grande poder para influenciar as pessoas, porém esse poder advém de nossas ações. Se desejo que algo mude, eu preciso iniciar essa mudança primeiro em mim e mostrar a todos que a mudança é importante e assim conseguir que todos “comprem” a idéia. Se ocorrer o sucesso, ou seja, a mudança ocorreu e todos foram contemplados com os “louros” da vitória, você acabou de conseguir um “batalhão” de legionários que estarão prontos para a próxima mudança.

Deixo aqui uma sugestão. Comece com pequenas mudanças, e vá crescendo gradativamente até chegar às tão sonhadas grandes mudanças, mas lembre-se, você deve ser o primeiro a mudar, senão não conseguirá ter a influência que precisa para seguir em frente. Primeiro eles precisam ver que você está mudando, assim eles também irão mudar e assim passaram para outros, e outros, e outros … Dessa forma, não tenho dúvidas que você conseguirá o que deseja.

Fonte: Blog do Coach

Nenhum comentário: