domingo, 21 de setembro de 2008

Sabia que você pode fazer mais por sua saúde do que os médicos e a medicina?

“O médico trata e a Natureza cura. A medicina é uma cópia das técnicas da Natureza.”(Hipócrates)

O próprio fundador da medicina ocidental já afirmava isso há 2.500 anos. A saúde, dizia Hipócrates, é um “equilíbrio harmonioso da mente, do corpo e do ambiente”. E a desarmonia entre esses elementos causa a doença.
Hoje está provado que o estado emocional e o estilo de vida têm influência direta sobre a saúde do corpo. Os sentimentos e as atitudes podem ser decisivos tanto para o surgimento de uma doença quanto para a sua cura.

“Antes de cultivar a paz no mundo,faça-o primeiro em seu corpo”(Confúcio)

Cada um sabe de si. Tem gente que pensa assim quando seus hábitos são questionados. Então responda para si mesmo, pois tudo isso faz parte da sua saúde:
Como você se alimenta?
Como é o seu dia-a-dia?
Como são seus fins-de-semana?
Você pratica exercícios regularmente, ou leva uma vida sedentária?
Consulta seu médico e faz exames preventivos?
Costuma viajar, distrair-se, conhecer novos lugares e respirar ar puro?
O convívio com seus familiares e amigos costuma ser agradável?
Estas são apenas algumas questões. Há muitas outras, que você pode ir percebendo como importantes para sua “ecologia interna”.
Muitos passam metade da vida gastando saúde para ganhar dinheiro, e a outra metade gastando dinheiro para ganhar saúde. Mas na segunda metade, muitas vezes, não há dinheiro que traga de volta aquela saúde que foi jogada fora.
Todos sabem que a saúde é o patrimônio mais importante na vida. Mas é preciso saber que saúde não é ausência de doença. É muito mais que isso.
Cuidar bem de si e dos seus, mantendo hábitos saudáveis, é mais do que garantir uma vida longa e feliz. É ter sabedoria diante da vida.


Fonte: Blog do Coaching

Nenhum comentário: