segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Topas ?



Paraíba recebe nudistas em praia

Com traje de gala constituído apenas por chinelos e óculos de sol, começa nesta terça-feira (09) na Praia de Tambaba (PB) o 31º Congresso Internacional de Naturismo.




O evento, primeira vez realizado na América Latina, deve receber delegações de 33 países até o dia 12 de setembro. O credenciamento será feito amanhã. O foco do congresso é a discussão do naturismo e sua harmonia com o meio ambiente por meio de ações ecológicas, voltadas para a construção de um mundo de respeito ao próximo, respeito a si mesmo e respeito ao meio ambiente.
Entre as atividades previstas estão a exibição de trabalhos artesanais, feira de comidas típicas e debates como “Naturismo e Turismo: Questão da propaganda e marketing” e “Biodiversidade e meio ambiente”.
Segundo o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Elias Pereira, cerca de 2 mil a 2.500 pessoas devem participar das palestras que serão realizadas nas tendas montadas à beiramar. “Os turistas estrangeiros que já chegaram estão adorando. Os debates serão em traje de gala: chinelo e óculos escuros”, brinca Pereira.


Curiosidades
- Naturismo, segundo a federação internacional que agrega praticantes da atividade, é “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente”.- O nudismo, o hábito de não usar roupas socialmente, é uma das faces do conceito de naturismo.- O primeiro Congresso Mundial de Naturismo foi realizado em 1952, na Suíça, com a presença de um brasileiro.
- O primeiro grupo naturista do Brasil foi fundado em 1954.
Após o golpe militar de 1964, a associação deixou de organizar reuniões públicas, embora eventos clandestinos continuassem a ser realizados.
Com o processo de redemocratização, a Federação Brasileira de Naturismo ressurgiu em 1988.- Tambaba foi a primeira praia brasileira a permitir, por lei municipal, a prática de naturismo em 1991.- Segundo a federação brasileira, existem hoje 10 praias oficiais, 300 toleradas, dois resorts, três campings e três vilas.
Cerca de 500 mil pessoas freqüentam áreas naturistas no Brasil.- Atualmente está em trâmite no Senado um projeto de lei que regulamenta o naturismo e sua prática em locais específicos.
O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, foi encaminhado pelo deputado federal e candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira (PV).
Fonte: turismo ig

Nenhum comentário: