quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Seu Lunga

Muitos acham que Seu Lunga não existe, que é apenas um personagem do folclore Nordestino, mas ele existe sim. É de carne, osso e ignorância. Mora em Juazeiro do Norte-CE, na região do Cariri (local que reúne cidades como Juazeiro, Barbalha e Crato).

Seu nome de batismo é Joaquim dos Santos Rodrigues, tem 81 anos e possui uma espécie de Sucata na Rua Santa Luzia, próxima a Rua São Paulo. Seu Lunga é figura clássica em causos ou piadas aqui no Nordeste. Tão famosas quando piadas de papagaio, bêbado e rapariga. São histórias que fazem alusão a falta de paciência dele.

Devido a toda essa fama, muita gente que vai a Juazeiro, não quer ver o Padre Cícero, prefere conhecer Seu Lunga. Ele já virou cordel, desenho animado e até nome de banda.







Seu Lunga é o cabra mais ignorante do mundo. Ele não tem muita paciência com nada. Aqui no Nordeste, sua fama se espalha devido a histórias como essas:



"Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa, um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e ai saiu feito louco a quebrar as telhas."



"Uma certa vez dando uma surra em um dos seus filhos, quando ainda pequeno o menino gritava: Tá bom pai, tá bom pai, pelo amor de deus, tá bom!!!!!


Lunga responde: Tá bom? Que legal! Pois quando tiver ruim diga que eu paro."



"No seu comércio de sucata, ele também vende outros produtos dependendo da ocasião. Uma vez tinha uma saca de arroz e um romeiro perguntou: Seu Lunga como tá o arroz? Ele respondeu: Tá cru!!!!!!"



Veja vídeos e saiba mais sobre Seu Lunga




"Um outro parou pra comprar uns ovos que tinha exposto. Pegava cada ovo e balançava perto do ouvido, um a um, quando lá ia pelos 6, 7 ovos, Lunga disse: Pare, pare, pare, que chocalho tem é no mercado, pode sair."


"Numa madrugada dessas, a mulher de Lunga teve um mal-estar, e gemendo acordou o marido: - Lunguinha, Lunguinha, ta me dando uma coisa aqui... - Então receba - Mas Lunga, é uma coisa ruim... - Então devolva!"


"Seu Lunga entrando em uma loja: - Tem veneno pra rato? - Tem! Vai levar? - Pergunta o balconista. - Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! - responde seu Lunga."



"Seu Lunga resolve andar um pouco e sai com seu chapéu grande e antigo. Durante sua caminhada ele resolve coçar a cabeça sem tirar o chapéu, então uma conhecida dele pergunta: -Oxe seu Lunga, num tira o chapéu pra coçar o cabelo não é? Seu Lunga então responde: -E a senhorita tira a calcinha pra coçar o tabaco?"


"O Seu Lunga consegue um emprego de motorista de ônibus. No primeiro dia de trabalho, já no final do dia, ele para o ônibus em um ponto. E uma mulher pergunta: - Motorista, esse ônibus vai para a praia? E o Seu Lunga responde: - Se você conseguir um biquini que dê nele..."



"O Seu Lunga estava em casa e resolveu tomar um café: - Mulher! Traz um café! - É pra trazer na xícara? - Não! Joga no chão e traz com o rodo!"


"Seu Lunga vinha chegando em sua casa com 1 litro de leite, quando uma pessoa perguntou: -Seu Lunga, vai tomar um leitinho? -Não, é pra lavar a calçada - Ele pegou, e jogou o leite na calçada."


"Seu Lunga tava cortando uns limões, quando passa sua mulher e pergunta: -Esse limão é pra fazer suco? -Não, é pra eu usar de colírio!"



Fonte: Site Cultura Popular, enviado por Clarissa Borges, João Pessoa-Pb

Nenhum comentário: