segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Brasil perde Dom Aloísio Lorscheider


O arcebispo emérito de Aparecida (SP), dom Aloísio Lorscheider, de 83 anos, faleceu às 5h20 deste domingo no Hospital São Francisco em Porto Alegre (RS). Ele estava internado desde 28 de novembro, quando deu entrada no hospital com insuficiência cardíaca.


Neto de alemães, D. Aloísio nasceu em Estrela (RS), em 8 de outubro de 1924, ordenou-se sacerdote em 1948 e foi nomeado bispo de Santo Ângelo (RS) em 1962 pelo papa João XXIII e cardeal pelo papa Paulo VI em 1976.

Exerceu importantes cargos na Igreja, tendo-os desempenhado com grande dedicação e competência: Secretário-Geral e Presidente da CNBB, Presidente do CELAM e da Cáritas Internacional, e um dos presidentes da III Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Puebla, no ano de 1979.

Foi arcebispo de Fortaleza (CE) onde por mais de duas décadas teve passagem marcante.

Dom Aloísio se notabilizou pela defesa dos direitos humanos e pela luta contra o regime militar. Os cearenses guardam na lembrança as fortes imagens de um seqüestro do qual ele foi vítima no Instituto Penal Paulo Sarasate, justamente quando proferia uma palestra para os presos. A mãe do sequestrador e perigoso presidiário foi a ele para pedir perdão. Ele não só perdoou como prestou toda a assistência espiritual e até material à família do detento.


Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba





Nenhum comentário: