segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Bodas de Ouro Sacerdotais de Frei Arnaldo

Frei Arnaldo em dois momentos distintos. Vejam ao fim desta nota que ele celebrou o casamento de Socorro e Carlos Almeida (Frei Filipe).






Frei Arnaldo Celebrou BODAS DE OURO DE VIDA SACERDOTAL em 29 de dezembro de 2007 na Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Fortaleza(Ceará)

Uma belíssima missa às 18h30min concelebrada com vários sacerdotes e um delicioso jantar oferecido pela família foram os pontos altos das celebrações.

O irão de Dona Lilia mãe da Josélia nasceu como nome de Francisco de Assis no dia 3 de março de 1930, na cidade de Quixadá (Ceará). Foi o décimo segundo filho de treze irmãos do Sr. Francisco Antônio de Sá e D. Maria Amélia Motta e SÁ.

PASSOS DE UMA CAMINHADA

Com sete anos de idade, fez a sua Primeira Comunhão, em Independência I CE. Com doze anos, foi estudar para ser frade no Colégio Seráfico de Canindé (Ceará). Dali viajou para Ipuarana (Paraíba), a fim de fazer o Curso de Humanidades.

No dia 08 de dezembro de 1951, entrou para o Noviciado da Ordem Franciscana, em Sirinhaém/PE, recebendo, então, o hábito franciscano e tendo o seu nome trocado, de Francisco de Assis Motta e Sá para Frei Arnaldo Motta e Sá, ofm.

Durante dois anos, fez o Curso de Filosofia, no Convento de Nossa Senhora das Neves, em Olinda (Pernambuco). Seguiu depois, para Salvador (Bahia), onde, durante quatro anos, fez o Curso de Teologia, no Convento de São Francisco.

Ali foi ordenado sacerdote, por Dom Mário Vilas Boas, no dia 21 de dezembro de 1957, indo cantar a sua Primeira Missa no Convento de Nossa Senhora das Dores (Fortaleza / CE), no dia 29 de dezembro, precisamente, há 50 anos.

A sua caminhada no exercício do ministério sacerdotal, em cinco Estados do Nordeste, obedece aos seguintes passos:

* De 1959a 1961: Salvador/BA Redator do "Amigo da Infância"
* De 1961 a 1967: Olinda/PE Pároco de Nossa Senhora de Fátima.
* .De 1967 a 1970: Campina Grande/PB Pároco de São Francisco.
* De 1970 a 1974: Aracaju/SE: - Pároco de Santo Antônio.
* De 1974 a 1975: Bardel (Alemanha) Professor.
* De 1975 a 1976: Campo Formoso/BA Pároco de Santo Antônio.
* De 1976 a 1985: Paramoti/CE Pároco de Santana
* De 1985 a 1988: Salvador/BA Pároco de Santo Antônio.
* De 1988 a 1996: Salvador/BA Guardião do Convento de São Francisco e Capelão do Exército EsAEx.
* De 1996 a 1999: Fortaleza/CE Pároco de N. Sra. das Dores.

Em janeiro de 2000, foi nomeado Guardião do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Penedo (Alagoas) e Vigário da Paróquia de São João Batista, em Igreja Nova (Alagoas), onde continua exercendo o ministério sacerdotal.



No dia 17 de julho de 1976, já oficialmente dispensado do celibato pelo papa Paulo VI, Carlos Almeida Pereira, então com 53 anos, e Maria do Socorro Guedes de Araújo, com 29, casaram-se na pequena igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campina Grande. A cerimônia religiosa com efeito civil foi celebrada por dois ex-alunos de Carlos (Frei Arnaldo Motta e Sá e Frei Moisés Rocha de Almeida) e por um colega de seminário (Frei José Maria Limeira Alves).
Enviado por Alexandre Almeida, Fortaleza/Ce

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a você, SÉRGIO, por postar essa mensagem e também agradecer a toda COMISSÃO que organizou por meses os festejos em homenagem ao Frei Arnaldo, sem esquecer também a COMITIVA que veio de Penedo (Alagoas) especialmente para o evento.

Sérgio Almeida Franco disse...

Meu caro Alexandre,

Você não precisa agradecer. Se alguém deveria agradecer, seríamos nós por termos recebido essa informação tão importante para nossa família e amigos do Frei Arnaldo.

Sérgio