quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Acerte na Reunião


Aprenda a lidar com os "e se" que costumam acontecer nos encontros de trabalho. Quer você goste ou não, reuniões fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional. Mais do que ter algo interessante a dizer, saber se comportar ajuda - e muito! - na carreira.

Aqui vão alguns "e se" comuns nessas ocasiões e o que fazer para se sair bem na história:

E SE NÃO HOUVER LUGARES MARCADOS? Quanto mais perto do chefe, maior o poder. Portanto, cuidado para não exagerar no autoconceito. E depois, já pensou que vergonha você ter de ceder o lugar para quem realmente deveria ocupar aquela cadeira? Melhor não arriscar - a não ser que o chefe o convide para sentar-se ao lado dele.

E SE ALGUÉM INTERROMPER SUA LINHA DE RACIOCÍNIO E MUDAR OMPLETAMENTE DE ASSUNTO? Fica muito mais fácil se sair bem dessa se você planejar antes o que vai dizer e fizer um raciocínio que siga uma seqüência lógica. Assim, você consegue marcar mentalmente onde parou quando foi interrompido. Quando retornar o assunto, faça um retrospectiva rápida de seu último argumento e vá em frente. Sempre que possível, sinalize à pessoa que deseja interrompê-la para fazer isso em um momento mais apropriado.

E SE ALGUÉM FIZER UM COMENTÁRIO QUE O DEIXA IRRITADO? O dramaturgo e jornalista pernambucano Nelson Rodrigues tinha toda razão quando dizia que toda unanimidade é burra. Faz parte do jogo ter seus pontos de vista contrariados. É até bom, porque você treina o raciocínio para dar respostas rápidas e certeiras. Você pode deixar claro que não gostou da atitude da pessoa, mas sem perder o rebolado. Principalmente se quem o irritou for um espírito de porco - alguém que certamente vibraria em ver você fora de si.

E SE A REUNIÃO FOI MARCADA DE ÚLTIMA HORA E VOCÊ JÁ TINHA UM COMPROMISSO? Tão logo seja convocado para a tal reunião, avise a quem vai presidi-la que você já havia agendado um compromisso. No dia, sente-se em um local estratégico, que lhe permita deixar a sala sem atrapalhar as outras pessoas.

E SE DER UM BRANCO NA SUA VEZ DE FALAR? Isso acontece nas melhoras famílias! Nesse caso, a melhor mentira é sempre a verdade. Por isso, admita que perdeu a linha de raciocínio e passe a palavra para outra pessoa. Nesse meio tempo, reveja mentalmente o que pretendia dizer. Depois que todos falarem, apresente suas idéias.
E SE DER SONO? Experimente este pequeno truque: sente-se com as pernas paralelas e aperte seus joelhos firmemente com as duas mãos. Além de espantar o sono, ajuda a aliviar a tensão

Nenhum comentário: