terça-feira, 18 de setembro de 2007

Será que você é nota 10 quando o assunto é conversar com os outros?

Nunca é demais pensar na maneira como você se comunica. Fazer bom uso das palavras facilita a vida e faz com que os outros o respeitem. Listei cinco situações relativamente corriqueiras - e constrangedoras - que, se malconduzidas, podem dar margem a mal-entendidos:

SITUAÇÃO - Um colega lhe fez uma pergunta extremamente indelicada.
TÁTICA - Vou contar um caso extremo para que vocês entendam o que fazer em uma situação assim. Uma amiga minha, que está grávida e, obviamente, feliz da vida, contou a novidade para uma colega de trabalho. Ela perguntou: "Mas quem é o pai?" Pode alguém ser mais grosseiro? Se eu fosse a amiga em questão, teria dado uma resposta que desconcertasse completamente a outra. Uma boa idéia seria dizer: "Seu marido!" Tem gente que precisa sentir na pele o que causa aos outros. Quem sabe, assim, muda de comportamento.

SITUAÇÃO - Um colega escolhe você para contar histórias chatas e intermináveis.
TÁTICA - O uso da comunicação monossílábica é um excelente artifício para se livrar de tipos assim. Responda usando expressões curtas, que não demonstrem interesse de sua parte nem alimentem a conversa. É tiro e queda! O papo morre em dois tempos e você consegue cortar o mal pela raiz sem ser indelicado.

SITUAÇÃO - Um colega lhe pergunta quanto você ganha.
TÁTICA - Meu pai me ensinou a responder esse tipo de pergunta de um jeito que nunca mais esqueci: "Mais do que eu preciso para viver e bem menos do que eu mereço." Só isso. Quer cala-boca melhor?

SITUAÇÃO - Um colega foi grosseiro com você no meio de uma reunição.
TÁTICA - Se, usualmente, essa pessoa não se comporta assim, releve. Agora, se a atitude for constante, pergunte, na frente de todos, por que é que ela se altera quando alguém contraria suas opiniões? Fale calmamente, olhando nos olhos da pessoa em questão. Feito isso, continue o que estava fazendo, como se nada tivesse acontecido. E nem pense em retomar o assunto, a menos que o tal colega lhe procure. O recado já foi dado!

SITUAÇÃO - Um colega fala mal de outro e pede sua opinião.
TÁTICA - O mais acertado é não se envolver, para evitar que o assunto vire fofoca. Por isso, diga ao intrigante que ele está falando com a pessoa errada. No lugar dele, você apararia as arestas diretamente com o colega que está sendo vítima dos comentários - e que, muitas vezes, nem sonha com isso.

Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: