sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Qual é a palavra mais bonita da Língua Portuguesa?

Concurso promovido por livraria elege as dez palavras mais lindas denossa língua.

[Globinho, 23/9/2007. Suplemento de O Globo.]

(Adriana Barsotti)

"Saudade" foi eleita a palavra mais bonita da língua portuguesa, em concurso realizado pela livraria Da Conde, no Leblon, RJ. Na primeira etapa, os participantes sugeriram 483 palavras para constar da lista devotação. Na segunda, houve a votação, realizada através de uma urna colocada na livraria. Ao todo, foram 3.500 votos. Destes, 322 foram para"saudade" (veja as dez mais votadas abaixo). O resultado não surpreendeu a gerente-geral da livraria, Débora Finkielsztejn, idealizadora do concurso.

- Muitas pessoas diziam que votariam em "saudade" por ela só existir na língua portuguesa - afirma - Mas sei que essa informação gera muita polêmica.

Existem palavras similares em outras línguas, mas os estudiosos dizem que"saudade" caracteriza um estado de espírito que as outras não expressam com tanta precisão.

A afirmação é justificada por uma poesia do poeta português Fernando Pessoa:

"Saudades, só portugueses

Conseguem senti-las bem

Porque têm essa palavra

Para dizer que as têm.

"Foi lendo "Como aprendi o português e outras aventuras", de Paulo Rónai, que Débora teve a idéia de organizar o concurso.

- No livro, ele narra um concurso que houve em 1952, na França, para eleger a palavra mais bonita em francês. Mas só membros da comunidade literária puderam votar. Aqui, quis estender o direito a todos - explica.

As dez palavras mais votadas:

1. saudade 322.
2. amor 255.
3. amizade 168.
4. paz 131.
5. felicidade 86.
6. alegria 81.
7. vida 69.
8. alma 62.
9. esperança 58.
10. liberdade 57.

Nenhum comentário: