domingo, 29 de novembro de 2009

Relacionamento estável tem impacto positivo no sono das mulheres

Um casamento estável ou parceiro constante está intimamente ligado a uma melhor qualidade do sono em mulheres. Os resultados de uma pesquisa apresentada no SLEEP 2009 mostraram que um relacionamento estável por mais de 8 anos – tempo de acompanhamento do estudo – contribui positivamente para esse melhor padrão de sono.

De acordo com Wendy Troxel, pesquisadora da Universidade de Pittisburgh e autora principal da pesquisa, a qualidade do sono dessas mulheres era melhor em termos objetivos e subjetivos, e os resultados foram bastante positivos, independente da idade, etinia, posição sócio-econômica e fatores ligados à depressão.

“Mulheres que ‘ganharam’ um parceiro nesse 8 anos de estudo também mostraram qualidades subjetivas de sono melhores assim como as mulheres casadas. Entretanto essas mulheres com mais tempo de compromisso tinham um sono de descanso melhor. Especulamos que isso pode por conta da necessidade do tempo de ajuste à nova condição de dormir com o parceiro”, diz Troxel.

O estudo acompanhou 360 mulheres, de diversas etnias, com idade média de 51 anos. Elas foram acompanhadas em visitas anuais, com monitoração do sono em noites sucessivas, além de usarem monitores de atividade de sono no pulso. Além disso os pesquisadores analisaram histórias pessoais e ficaram atentos à condição dos relacionamentos, observando se elas eram solteiras, casadas ou em fase de transição.

Os resultados da pesquisa mostraram que a felicidade marital pode diminuir os riscos à saúde associados à padrões de sono ruins. “Estabilidade e qualidade do casamento influi diretamente nessa questão e pode ser considerado um fator de proteção para essas mulheres”, conclui Troxel

Nenhum comentário: