segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cursos on-line são opção para quem dispõe de menos tempo

Foto: educacaoadistancia.blog.br
Por falta de tempo ou por comodidade, alguns profissionais optam por fazer cursos on-line durante as férias. O recurso de ensino a distância torna possível assistir às aulas em casa, no escritório ou durante viagens. Carlos Longo, diretor de educação a distância do Ibmec Online, afirma que o público-alvo das aulas são executivos que vivem na ponte aérea e não têm tempo de ir à escola. "Esses profissionais fazem cursos de curta duração a distância para desenvolver uma habilidade específica ou para se adequarem às ferramentas da internet antes de dar início a um MBA, que leva mais tempo para ser concluído", destaca. Longo explica que o ensino a distância exige mais disciplina do aluno para organizar seu tempo de estudo. "Não há a cobrança de estar presente, mas são realizados ensaios individuais e trabalhos em grupo." Também é preciso ser participativo -o estudante precisa se expor e fazer perguntas durante as conferências porque, ao contrário de nos cursos presenciais, não é possível tirar as dúvidas depois, acrescenta. As ferramentas dessa modalidade são simples de serem utilizadas, segundo o diretor: não são muito diferentes do que ler notícias on-line ou assistir a um vídeo no YouTube.


Fonte: Folha de São Paulo, 15/11/2009 - São Paulo SP

2 comentários:

Anônimo disse...

O Ensino a distância é uma realidade crescente e atuante no Brasil, não apenas para cursos de curta duração, mas também para Graduação e pós- graduação. Eu mesma sou tutora do Curso de Administração à distância da UECE, e posso afirmar que a EaD exige muito mais do aluno que o ensino presencial. E segundo pesquisas, o aluno que leva a sério seus estudos aprende muito mais à distância que no presencial, pois ele é o gerenciador de seu aprendizado.

Sérgio Almeida Franco disse...

Pena que essa "anônima" não se identificou. O comentário é excelente. Por favor volte ao PC e se identifique para eu saber a quem estou dando parabéns.

Sérgio Almeida