sábado, 21 de novembro de 2009

Procura-se profissional que fale mandarim. Paga-se bem












"Há muito emprego para os brasileiros que falam bem o mandarim", explica Charles Tang, presidente da Câmara do Comércio Brasil China. "Cada vez mais, empresas chinesas estão investindo aqui, em áreas tão diferentes quanto transporte marítimo, telecomunicações e refrigeração."

Há sete meses, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, deixando para trás os EUA: só em 2008, foram 36,5 bilhões de reais em negócios - neste ano, segundo estimativas, o valor deve alcanar 50 bilhões de reais. Esse avanço cria oportunidades - especialmente para os brasileiros que saibam falar o mandarim, o idioma número um do país asiático.

Atualmente, mais de 70 grandes empresas chinesas mantêm escritórios no Brasil. E dezenas de empregos estão sendo criados nessas unidades e em outras companhias menores. "Ainda que falem inglês, os empresários chineses fazem questão de fechar negócios em seu próprio idioma", diz Jonas Kafka, diretor da divisão de especialistas da Holden Consultoria & RH.

Vida de rei - Há espaço para profissionais em setores como comércio exterior, relações internacionais, engenharia ou administração de importação e exportação. E também para guias turísticos, professores, tradutores e intérpretes, que acompanham diretores em reuniões.

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio, é improvável que um engenheiro que fala mandarim fique desempregado atualmente - e é menos provável que ele ganhe um salário abaixo da média paga aqui. De acordo com dados da empresa de recolocação profissional Curriculum, o salário inicial de um engenheiro de projetos mecânicos e elétricos em uma empresa que exige a fluência no mandarim é de 4.000 reais. Sem o idioma, ele receberia, em início de carreira, 2.807 reais - o piso.

"Uma pessoa que tem qualificação para alguma função e fala mandarim vai achar empregos com salários entre 4.000 e 7.000 reais', afirma Kafka. Já um subgerente comercial - com apenas o ensino médio completo, mas fluência em mandarim - não ganha menos de 1.600 reais.

Quem conhece a cultura chinesa e domina o mandarim também consegue empregos em escritórios brasileiros na China, garante o diretor da Holden Consultoria & RH. A média salarial para esses profissionais é de 5.000 dólares (cerca de 8.500 reais). "Com esse vencimento, você leva vida de rei na China", afirma.


Por André Pontes - Revista VEJA

Nenhum comentário: