sexta-feira, 13 de março de 2009

Temperaturas elevadas: atenção aos olhos








Informativo OLHAR PLENO


Responsável: Associação dos Ex-alunos do IBC (Instituto Benjamim Constant), Rio/Rj


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê calor em todo o País esta semana com temperaturas variando entre 28º C e 36º C.

Nesses dias, ar-condicionado e sala fechada geram o ambiente ideal para amenizar o calor e também para proliferar conjuntivite viral e síndrome do olho seco.
Brasília, 12/3/2009 - Diante do calor que tem feito, nos últimos dias no País, é providencial lembrar que a combinação ambiente fechado e ar-condicionado proporciona conforto durante os dias quentes, porém pode ser danosa à saúde ocular. A combinaçãoé conveniente para a proliferação de viroses e baixa lubrificação ocular, principais agentes da conjuntivite viral e da síndrome do olho seco. "O uso excessivo de ar-condicionado, diminui a umidade do ambiente ressecando o ar, o que provoca a evaporação da lágrima e gera o olho seco", alerta a oftalmologista Maria Lúcia Rios, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

O olho resseca por falta da lubrificação realizada pelas lágrimas. "A lágrima é importante também para a limpeza da superfície do olho, uma vez que possui várias enzimas que se espalham a cada piscada", explica.

Há diferentes intensidades na manifestação da síndrome do olho seco. Mas desde a leve até a severa, todas merecem atenção e cuidados. O não tratamento das situações severas pode ter conseqüências sérias como o aparecimento de lesões na córnea.

As alternativas de tratamento da síndrome do olho seco vão desde a utilização de lágrimas artificiais, à aplicação de colírio para estimular a produção de lágrimas, ao fechamento do ponto lacrimal. Há ainda a prescrição de óleo de linhaça. A orientação médica sobre o tratamento adequado é fundamental diz a oftalmologista.

Conjuntivite
- A proliferação da doença ocorre quando uma pessoa já contaminada fica em locais fechados como, repartições públicas e escritórios com pouca ventilação. Esses ambientes tornam-se propícios à proliferação da conjuntivite viral. "Trata-se de uma inflamação da membrana conjuntiva (fino tecido que recobre a esclera - a parte branca do olho)", observa. "A conjuntivite é diagnosticada diante de sintomas como: sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão e inchaço. A primeira providência do médico é afastar o paciente das funções diárias. "Com o paciente afastado do trabalho, queremos prevenir a proliferação da doença. Por isso o atestado concedido é de sete dias. Em alguns casos o tratamento segue com o uso de compressa geladas. Sobre a inflamação o organismo se responsabiliza em tratar".

Conjuntivite Viral, a mais agressiva - O tempo para a cura da inflamação pode durar até 21 dias. "A inflamação pode ser gerada por membros da linhagem dos adenovirus, o tipo mais agressivo. Além dos sintomas comuns nos outros tipos de conjuntivite, ainda existe a possibilidade de embaçamento da visão, podendo, ao final da inflamação gerar cicatrizes na córnea", relata.

Maria Lúcia afirma que não existe um tratamento específico para as cicatrizes na córnea, geradas pela conjuntivite. "O próprio organismo se encarrega de tratá-las. O paciente deve procurar um especialista e realizar o acompanhamento", conclui a médica.
Com o surgimento desses simtomas, procure seu oftamologista.

Enviado por Valdenito Sousa, Rio de Janeiro/Rj


Nenhum comentário: