terça-feira, 24 de março de 2009

Fernando de Noronha



Nade nas águas mornas da Baía do Sancho (foto), tire fotos no mirante da Baía dos Porcos, afunde os pés na areia clara da Praia do Leão e pronto: você já esteve nas três praias mais belas do Brasil.
Com águas cristalinas em diversas tonalidades de azul e vida marinha abundante, Noronha é um dos melhores lugares do mundo para mergulho.
De dezembro a março, entretanto, o mar fica agitado e as ondas, perfeitas para o surfe. Área de preservação ambiental, o arquipélago fica a 545 quilômetros de Recife, isolamento que ajuda na conservação, garante que as praias nunca fiquem cheias, mas encarece produtos e serviços.
Todo visitante paga a taxa de preservação ambiental (a partir de R$ 34,48 por dia). A Baía do Sancho é uma das poucas que permite a parada de embarcações para banho, sem causar danos aos corais.
Isolada, limitada por uma falésia acentuada, mirante natural de onde se descortina a paisagem, pode ser alcançada por três caminhos: pelo mar, em barcos, pelas escadas encravadas dentro de uma fenda na rocha ou pelas pedras que fazem a ligação com a vizinha Baía dos Porcos.
Na Praia do Leão (o nome vem de uma enorme pedra que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado), há piscinas naturais, e, no alto, vestígios do Forte do Bom Jesus do Leão. Nos períodos de desova das tartarugas, ninguém pode descer à areia após as 18h.

Fonte: Guia Quatro Rodas e Viagem e Turismo

Nenhum comentário: