domingo, 29 de março de 2009

Relaxe com meditação





Você pode fazer uma ou duas vezes por dia. A duração varia de 10 a 30 minutos, e deve obedecer o tempo em que se sinta confortável. Calma mental e relacionamento mais tranquilo com as pessoas e consigo mesma são alguns dos benefícios. Tais efeitos podem ser sentidos a partir da primeira semana


por Wivian Maranhão


Curiosidade
Relaxar pode ser uma forma mais eficaz de perder peso do que fazer dieta, sugeriu um estudo da Universidade de Otaga, na Nova Zelândia. A pesquisa acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres com o peso acima da média e obesas que, divididas em três grupos, participaram de programas diferentes que incluíam meditação, exercício físico e dieta. Cada programa tinha a duração de 10 semanas. O primeiro grupo foi o que teve mais sucesso na perda de peso - uma média de 2, 5 kg.
Parar para refletir, parar para respirar, parar para sentir, parar para... Bem, meditação inclui realmente uma parada, um tempo, um espaço, uma abertura, que nos leva a um momento de reencontro com nós mesmos. Os benefícios são imensos, na medida em que através dela aprendemos a observar principalmente nossos pensamentos, como se eles fossem uma paisagem! Tal atitude, permite que nossa mente se "acalme" e esse é o principal objetivo da meditação: "acalmar a mente".
O resultado? "Ela nos leva a sermos mais conscientes de todos os nossos processos internos e consequentemente da nossa vida exterior. Permite rever valores, avaliar condutas, controlar reações e evoluir no relacionamento com nós mesmos e com o mundo. E mais: nossa energia circula, nosso corpo vibra com ela e respiramos profundamente e melhor", relaciona Ângela Soci, professora e diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental, de São Paulo. Acompanhe, agora, uma prática básica de meditação denominada Shine (Calma Mental), que fundamenta-se nos ensinamentos do budismo tibetano.


Posição
Sente-se num local silencioso, tranquilo e confortável. Pode ser no chão com as pernas cruzadas, numa cadeira ou poltrona, mas é importante que a coluna vertebral esteja ereta. Acomode uma almofada na região lombar para dar sustentação à coluna. Deixe os olhos semiabertos e focalize um ponto imaginário à sua frente, seguindo a linha do nariz. Não precisa observar nada em especial, deixe a vista descansar naturalmente. Concentre-se primeiro na postura ereta da coluna, depois na respiração tranquila e profunda, sem forçar. Após haver se acomodado e sentindo-se confortável, faça a seguinte visualização:


Três vezes...
1 Na inspiração imagine que uma luz branca, clara e límpida penetra todo o seu corpo pelo topo da cabeça, lenta e suavemente.
2 Na expiração, imagine que uma fumaça negra, sai pelas narinas, e por todos os poros do corpo, mentalizando que, junto com ela, vai embora toda a tristeza, o mau humor, as toxinas, doenças, etc.


Depois da terceira vez...
Acalme a respiração e procure manter a imagem da luz dentro e fora do corpo, por 10 minutos, observando os pensamentos que surgem, sem se prender a eles. Isso é muito importante. Não se apegue a nenhum deles. Deixe-os passar simplesmente. Você vai ver que eles vêm e vão como ondas. Seu foco de atenção deve pairar entre a postura, a respiração e a imagem da luz interior. A cada vez que se pegar divagando nos pensamentos, retorne a mente, pacientemente, para os pontos de concentração.


Para finalizar...
Relaxe, abra os olhos, esfregue uma mão na outra para aquecê-las e coloque suavemente as palmas sobre os olhos fechados. Massageie um pouco o rosto, o pescoço, a região dos rins e pronto!


Fonte UOL

Nenhum comentário: