domingo, 14 de dezembro de 2008

Viver cada minuto

Quantas vezes escutamos ou lemos: "Viva cada minuto como se fosse o último".
Cada minuto pode não ser o último, mas é único.
Nada se repete. Podemos viver situações semelhantes, achando até que nossa vida é uma entediante rotina, mas tudo é diferente e deve ser saboreado como tal.
Com o passar dos anos descobri que quanto mais simples a vida, mas rica ela é. A simplicidade nos dá tempo para observar a vida animal, vegetal e mineral, da qual fazemos parte. Entendemos melhor porque somos parte do todo, e não meros espectadores da vida no planeta. Aprendemos a conversar com os animais. Podemos até falar, mas nem isso é preciso. Eles nos entendem de qualquer jeito, pois são muito mais inteligentes do que a nossa prepotência humana julga.
Cada minuto deve ser vivido, saboreado, porque é o último. Hoje lembro com saudades dos meus tempos de freqüentador assíduo dos botecos do Leblon, onde grandes amigos fiz. Nunca poderia imaginar que, um dia, me afastaria de todos e iria viver uma vida de ermitão.
Tantas coisas já passaram... e isso é bom, pois as coisas ruins também passam. Tudo passará. Nada dura para sempre. Só quem criou tudo isso, que costumamos chamar de Deus, pode ser considerado eterno, já que não temos uma explicação melhor. E nunca conseguiremos ter.
A idade ensina muitas coisas e nos faz sentir saudades do passado, vontade de recomeçar e fazer diferente. Isso não é possível. O que passou, passou! Se perdemos o bonde, só nos resta aguardar o próximo.
Então, vamos fazer com que esses minutos, que agora vivemos, não sejam minutos que nos causem arrependimento mais tarde. Que sejam minutos bem aproveitados.

Pense nisso!

Fonte: Blog do Timoneiro

Nenhum comentário: