terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fato ou boato? Separe o joio do trigo na medicina alternativa

A medicina não convencional virou tendência: cerca de 4 milhões de brasileiros procuram algum tipo de tratamento alternativo para doenças. Mas não se engane: isso não significa que todos tenham sucesso. Use este guia para você ter certeza de que não vai cair nas garras de um modismo.


Acupuntura


COMO FUNCIONA -O QUE VALE -O QUE NÃO VALE
Agulhas são inseridas ao longo dos "meridianos" (pontos do corpo ligados às partes doentes), aumentando células imunológicas, endorfinas que atuam contra dores e neurotransmissores que reduzem a pressão sangüínea.
Em estudo recente, homens com dor de cabeça que fizeram acupuntura reduziram em 50% esse quadro, em comparação aos que não se trataram assim. E pessoas com dor na lombar diminuíram em 19% os sintomas.
"A idéia é usar acupuntura junto com a medicina ocidental para melhorar o estado geral, o humor e a disposição psíquica", diz o acupunturista Norvan Leite. Para achar o especialista: amba.org.br.




Quiropraxia


COMO FUNCIONA -O QUE VALE -O QUE NÃO VALE
Quiropatas afirmam que subluxações ou "ossos deslocados" na coluna irritam as terminações nervosas, causando dor crônica. É aplicada uma força rápida e controlada (ou ajuste) para realinhar a articulação.
Manipular a coluna pode diminuir a pressão sangüínea. Em pesquisa recente, homens que passaram por tratamento de oito semanas reduziram 14 pontos na pressão sangüínea sistólica e 8 na diastólica.
Pesquisadores dizem que a quiropraxia não cura alergias nem depressão. E, apesar de diminuir lombalgias, proporciona o mesmo alívio da fisioterapia, que é mais barata.

Massagem terapêutica

COMO FUNCIONA -O QUE VALE -O QUE NÃO VALE
Massagistas manipulam músculos para aumentar o fluxo sangüíneo e aliviar a dor e o estresse. A pressão nos tecidos com problemas bloqueia os sinais de dor enviados ao cérebro e libera o hormônio do bem-estar, a serotonina.
Estudos mostram que a massagem pode ajudar a tratar dores nas costas, prevenir enxaquecas, diminuir o estresse e a pressão sangüínea e até acelerar a cura. O estilo mais eficaz - e comum? A massagem sueca.

Fonte: Site Men´s Health

Nenhum comentário: