sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Curiosidades

Por que os dentes caem?
A rizólise - nome dado pelos dentistas ao período de troca dos dentes - ocorre entre os 5 e 12 anos. Consiste na substituição dos dentes de leite, mais frágeis, pelos permanentes. O processo se desenrola da seguinte maneira: os dentes definitivos começam a despontar e vão empurrando a raiz dos de leite até eles cederem e caírem. O único dente que nunca é trocado é o primeiro molar. Ele nasce por volta dos 6 anos.

Por que se fica com água na boca quando se vê uma comida gostosa?
Porque a saliva não serve apenas para manter a boca úmida. Ela faz parte do processo digestivo. Uma de suas funções é diluir o alimento e espalhar seu sabor pelo paladar. Também contém enzimas que ajudam a quebrar as moléculas da comida. Por isso, quando se vê um prato gostoso, o cérebro manda uma mensagem para boca avisando que é necessário aumentar a quantidade de saliva e, assim, se preparar para digerir o petisco.

Por que o cabelo das pessoas fica branco em determinado momento da vida?
A principal causa é a diminuição da quantidade de melanina no organismo, substância responsável por dar cor ao cabelo e à pele. A herança genética de cada um determina a idade em que esse processo tem início, mas há outras causas para o embranquecimento dos fios. Entre elas está deficiência nutricional e doenças como o vitiligo.

Por que temos a sensação de ouvido tampado quando subimos ou descemos a serra?
Ela ocorre toda a vez que se vai para um lugar com pressão atmosférica. Na verdade, há uma ligação entre o nariz e o ouvido. Ou seja, quando deglute ou boceja, a pessoa envia ar para a caixa do tímpano, que tem pressão atmosférica igual à do ambiente onde se está. Quando ela aumenta ou diminui, fica diferente da do tímpano e isto causa o desconforto.

Qual é o melhor lugar para medir a temperatura corporal?
O melhor local para medir a temperatura do corpo é o tímpano. O termômetro de ouvido consegue captar a radiação infravermelha emitida pelo tímpano. Isso o torna mais preciso, uma vez que o tímpano é irrigado pelos mesmos vasos que o hipotálamo, responsável por regular a temperatura

Fonte: Site Guia dos Curiosos

Nenhum comentário: