segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PALAVRAS CRUZADAS COMPLETAM 95 ANOS!

Cruzar palavras, descobrir significados, exercitar o raciocínio. Um dos mais antigos hábitos da sociedade, seja entre estudantes, donas de casa ou profissionais de várias áreas, está completando 95 anos.
As palavras cruzadas fazem sucesso em todo o mundo e o Brasil é hoje o quarto maior mercado consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos, França e Itália. Há revistas de passatempos para crianças, jovens e adultos, com temas, formatos e atividades variadas.
São milhões de exemplares vendidos em todo país. Além do lazer que proporcionam, as palavras cruzadas ampliam o conhecimento e ainda são usadas na prevenção e tratamento de doenças neurovegetativas, na alfabetização de adultos e em mais de 16 mil escolas de todo o país, no apoio ao ensino, principalmente através do programa "Coquetel nas Escolas" - uma iniciativa das Revistas Coquetel aprovada pelo MEC. A "Coquetel", da Ediouro, líder no mercado de passatempos, oferece nas bancas de todo o país uma grande variedade de revistas do gênero: Caça-Palavras e Diretas (fácil, simples médio, difícil, desafio, letrão).
Há cinco anos, a editora começou a investir em novas mídias, para atingir o público jovem. Surgiram então as palavras cruzadas na Internet. Mais de 500 mil pessoas já se cadastraram no site www.coquetel.com.br para jogar on line e participar de promoções.
No blog Coquetel www.blogcoquetel.com.br, também são encontradas cruzadas temáticas - como as do Flamengo e do Corinthians -, e muitas curiosidades. As cruzadinhas são encontradas também nos celulares das principais operadoras do país. "Um número maior de usuários diverte-se agora com o passatempo, que é sobretudo importante fonte de cultura. Além das revistas Coquetel, as cruzadas estão na internet, nos sites e blogs e no celular. Prova disso é que estamos lançando a Picolé Digital, uma nova revista com CD de jogos de passatempos para crianças", explica Vânia Tavares, diretora executiva das Revistas Coquetel/Ediouro.

Criadas em 1913 pelo jornalista americano Arthur Wynne, do "The New York Word", as palavras cruzadas foram publicadas pela primeira vez no Brasil em 1925, em edição do jornal carioca "A Noite". Mas esse estilo moderno de adivinhar palavras e cruzá-las em sentido vertical e horizontal teve sua origem no Antigo Egito.
Registros apresentam quadros de símbolos (hieróglifos) que costumavam ser lidos em mais de uma direção. No século 19, o dramaturgo inglês William Shakespeare também ficou conhecido como um dos mais famosos apreciadores dos jogos de palavras, principalmente dos acrósticos (palavras formadas a partir da primeira letra de cada verso) que podem ser observados em seus poemas.
No Brasil, as palavras cruzadas ganharam força a partir de 1948, ano em que a Ediouro Publicações lançou sua primeira revista. "Em um tempo em que não havia TV, videocassete, computador e internet, famílias numerosas costumavam preencher o tempo livre com passatempos como adivinhações e charadas. Ao ser editada a primeira revista de palavras cruzadas, o sucesso foi imediato", lembra Henrique Ramos, diretor editorial das Revistas Coquetel/Ediouro.
Pesquisa empreendida pela Ediouro para conhecer melhor o público das Revistas Coquetel revelou que mais de 60% dos consumidores fidelizados têm nível universitário e 74% têm entre 16 e 45 anos; 68% preferem resolver as cruzadas em casa. "As Palavras Cruzadas Diretas e o Caça-Palavras são os preferidos da maioria dos leitores", conclui Vânia Tavares.

Fonte: Site Velhos Amigos

Nenhum comentário: