terça-feira, 28 de outubro de 2008

Você se considera um “Político”?

Autor: Amauri Nóbrega



Calma para aqueles avessos a política. O que quero saber é se você se define como um político ou um diplomata. Existem algumas diferenças entre as duas, agora o que é melhor … ser Político ou Diplomata?

Essas duas palavras muitas vezes são vistas como sinônimos, mas eu não participo dessa idéia. Participo da idéia que temos que ser diplomatas e não políticos.

O político é mais pejorativo. Quando identificamos uma pessoa como política, o que vem à cabeça, infelizmente, é a imagem dos nossos políticos. Essa fama criada por eles acaba tornando a palavra como uma ofensa. Passa uma imagem de agressividade, arrogância, prepotência e que fará tudo ao seu alcance para conseguir o objetivo desenhado.

Já o diplomata passa uma imagem de uma pessoa mais serena, que sabe escutar. Uma pessoa conciliadora, cautelosa, que gosta de harmonia e de paz. É sensível e possui habilidades psíquicas que o ajudam a gerir conflitos com visão de ganha-ganha. A empatia é marca registrada da pessoa diplomata.

Você discorda da minha visão? Vamos por um momento deixar um pouco de lado essa discordância e analisar friamente a seguinte situação. Se em uma reunião, você vê que uma pessoa apresentou uma idéia como se fosse dele, entretanto você sabe que a idéia original é de outra pessoa, que é mais introvertida e têm medo de apresentar suas idéias. O que você faria? Se você levou mais de 10 segundos para responder, acredito que está precisando “polir” a sua “diplomacia”.



Fonte: Blog do Coach

Nenhum comentário: