terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como desperdiçamos energia

Juventude, de Pablo Picasso


Amauri Nóbrega


Vamos falar um pouquinho sobre energia. Bom, todo mundo sabe o que é energia, certo?!?! Errado, não estou falando dessa energia, aquela que utilizamos para acender a luz, assistir a TV, ligar a geladeira. Estou falando sobre a energia mental. Aquela que alimenta a nossa mente e corpo.

Quem nunca “gastou” horas e horas pensando na “morte da bezerra” – desculpe a expressão, ela é muito usada no interior de Minas – se a bezerra já passou dessa para uma melhor, porque preciso “investir” tempo pensando nela?!?!

Tente utilizar essa analogia no seu dia-a-dia, quantas vezes gastamos “energia” pensando em coisas que não temos nenhum “poder” sobre ela. Vamos dar um exemplo: Suponha que seu filho, amigo, marido, esposa, etc., foi fazer uma viagem de carro de aproximadamente 700 km, no mínimo umas 8 horas de estrada e você fica com os pensamentos: Aonde ele(a) deve estar agora? Será que está tudo bem? Será que aconteceu algum problema? O carro quebrou? Esses pensamentos não te levam a nada. É energia gasta que não irá lhe retornar em nenhum benefício.

Nosso círculo de preocupação é enorme, mas o nosso círculo de influência é pequeno, energia gasta fora dele é energia jogada fora. Temos que nos concentrar onde temos influência, onde podemos fazer a diferença, seremos muito mais eficazes dessa forma.

Como eu faço isso? Investindo aonde consegue “colocar a mão”. Se você alcança, quer dizer que está dentro dele. Você pode me responder que mesmo dentro do seu círculo de influência tem tanta coisa que você não tem energia para fazer tudo. Nesse momento é importante você ter foco, separar o que é realmente importante do que não é, e trabalhar no que é importante. Como você consegue separar? Uma maneira é relacionar com a sua missão, questionando. Isso que estou fazendo ajudará a cumprir a minha missão? Se a resposta for afirmativa, você estará dentro do seu foco


Fonte: Blog do Coach

Nenhum comentário: