terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como meditar


Por ser uma técnica tão importante para o equilíbrio interior, aí vai mais uma mensagem sobr meditação.

Com carinho, Isabel Luísa Almeida


Encontre um lugar tranqüilo.


Para tornar o ambiente mais propício à prática da meditação e oração, pode-se compô-lo com alguma imagem sacra. O importante, porém, é que o ambiente proporcione a tranqüilidade o recolhimento necessário à prática da meditação.


Sente-se confortavelmente, de forma que suas costas fiquem bem eretas. É importante perder alguns minutos para se chegar a uma posição confortável, de forma que o corpo não possa importunar o trabalho da mente. Feche seus olhos gentilmente e comece, então, a recitar a palavra-oração, ou mantra, silenciosamente, interiormente e amorosamente, por todo o tempo que durar sua meditação: "Maranataha, Ma-ra-na-tha" .


Diga a palavra, acentuando equilibradamente e harmoniosamente, cada uma das quatro sílabas. A palavra maranatha é aramaica, a mesma língua que Jesus falava, e significa: "Vem, Senhor!" Ela é encontrada nas Escrituras, mais precisamente, no Novo Testamento. São Paulo e São João encerram, respectivamente, a Primeira Epístola aos Coríntios (1Cor 16, 22b) e o Apocalipse (Ap 22, 20). Pode-se dizer que é uma das primeiras orações da Tradição cristã.


Durante a meditação, não é necessário pensar sobre o significado da palavra. Concentre-se, apenas, em seu som, durante o tempo de sua meditação, do início ao fim. Procure não pensar em nada: imagens, sentimentos, tarefas do dia, mesmo que imagens piedosas venham à mente. Caso as distrações ocorram, simplesmente retorne ao mantra, gentilmente.


A repetição fiel da palavra maranatha deve levar em consideração a atenção e a intenção. A atenção e intenção colocadas na recitação mental da palavra favorecem nossa concentração e o trabalho de Deus em nossas almas. Medite entre vinte minutos e trinta minutos, duas vezes ao dia, pela manhã e pelo anoitecer, todos os dias de sua vida.


Dom John Main costumava dizer: "Apenas recite sua palavra". A meditação é um caminho de uma oração pura, marcada pelo silêncio, ... e simplicidade.



Mensagem enviada por Clotário ao grupo de discursão dos ex-alunos do Colégio Sráfico de Ipuarana.

2 comentários:

Sérgio Almeida Franco disse...

Bebel,

Vc está prestando grande colaboração à AFA fazendo essas postagens no Blog.

Tenha certeza que a primeira beneficiada é vc mesma, pois quando se faz uma postagem, a preparação da mesma já se constitui em uma aula.

Eu mesmo aprendi muito nesses dois anos de dedicação ao Blog.

Sérgio

Isabel Luisa Almeida disse...

Sérgio,

Que bom que estou atendendo à sua expectativa. Também estou gostando de postar no blog.

Beijos,
Bebel.