quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Meditação Cristã


Alguns associam a palavra meditação ao Oriente, ao universo das religiões orientais, em virtude da difusão dessa prática naquela parte do mundo, e perguntam se é possível haver uma meditação genuinamente cristã.


Dom John Main demonstrou a existência, na própria tradição cristã, de formas de oração que podem, justificadamente, ser denominadas de meditação. O que têm em comum, então, todas as práticas assim denominadas?


Pode-se responder que é a busca do silêncio interior.


Embora o silêncio, em si, não possa ser rotulado de cristão ou não-cristão, o modo de procurá-lo, e os objetivos dessa busca, podem ser assim classificados.


Dom John Main entendia o silêncio interior como a condição por excelência para o desabrochar de um discernimento mais vivo da presença de Deus em nossas vidas, e de uma percepção não-conceitual de nossa verdadeira identidade enquanto seres criados e amados por Ele.


A Meditação Cristã pode ser sucintamente definida, então, como uma disciplina de imersão diária no silêncio interior, dentro dos referenciais da tradição cristã.

Nenhum comentário: