sexta-feira, 30 de maio de 2008

Não peça o IMPEDÍVEL

O que a "cara-de-pau" pode fazer com os seus relacionamentos.

A cada dia me convenço mais de que o "semancol" anda em falta no mercado. O que tem de cara-de-pau por aí pedindo o "impedível", não dá para acreditar! Pena, porque o bom senso na hora de fazer pedidos é imprescindível para interagir com os outros. Mais ainda: essa habilidade é fundamental para ter sucesso na vida e na carreira. Infelizmente, o que se vê é uma total falta de bom senso. Eu mesma sou surpreendida a toda hora por gente que quer ganhar um exemplar de um de meus livros. Quem o faz, além de se revelar um "pidão" juramentado, mostra que não conhece como são as coisas no mundo editorial. Para quem não sabe, quando um autor lança uma obra, recebe da editora um número limitadíssimo de exemplares. Ou seja, os outros livros são pagos por ele.

Outro dia, uma secretária me confidenciou que seu executivo a obriga a fazer os trabalhos de faculdade do filho e, pasme, quando o rapaz é mal avaliado, ela ainda leva bronca. Além de ser uma atitude desonesta (afinal, a secretária foi contratada pela empresa e não pelo executivo), esse pai está dando um péssimo exemplo ao filho. Acho que é por causa de atitudes assim que, vez em quando, assistimos a esses shows de falta de ética e de honestidade. O jeitinho, gente, já era! Seja assertivo e saiba dizer "não" a todos aqueles pedidos que, francamente, jamais deveriam ser feitos a você.

Diga "não" sem medo de ser feliz àquele colega que veio lhe pedir para ser seu fiador. Isso é o tipo de coisa que a gente deve pedir somente aos familiares ou a alguns amigos íntimos.

E àquele outro que vive lhe pedindo o celular emprestado? Um "não" redondo para ele também. Só devemos usar o celular de outra pessoa em casos de urgência urgentíssima.

Também merece um não bem dado quem lhe pede para utilizar sua lista de contatos. Hoje, no mercado de trabalho, o correto é Know-how (conhecimento) e não know-who (conhecer pessoas). Apelar para a última alternativa é usar o jeitinho para conseguir o que você quer, e isso não é ético.

Tenha certeza de que é possível acrescentar inúmeras situações a essa lista: pedir roupas ou acessários emprestados de quem você não é íntimo, pedir para dar uma voltinha no carro novo de seu colega de trabalho, pedir um livro e demorar a devolvê-lo, e fitar cigarro dos outros, alegando que está parando de fumar. Tudo isso entra na categoria dos "impedíveis". Para não errar, a regra é sempre se colocar. Ela vai ficar constrangida? Então, por favor, não peça nada. Além de faltar com a ética, você também estará sendo tremendamente deselegante.

Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: