quinta-feira, 8 de maio de 2008

Mães com idades entre 34 e 54 anos são as mais estressadas


Mães com idades entre 35 e 54 anos se sentem mais estressadas do que mães de outros grupos de idade, segundo a pesquisa "Stress in América 2007" da Associação Americana de Psicologia. De acordo com os especialistas, isso ocorre porque, na maioria das vezes, essas mulheres têm de cuidar tanto dos filhos quanto dos pais idosos.

Os autores destacam que aproximadamente duas a cada cinco pessoas desse grupo de idade se sentem estressadas, porém o estudo revela que mais mulheres do que homens reportam sofrer de estresse extremo e dizem que não conseguem lidar adequadamente com o problema.
A pesquisa com mais de 1,8 mil pessoas indicou que 40% das mulheres entre 35 e 54 anos de idade reportavam níveis extremos de estresse, contra apenas 29% das mulheres com idades entre 18 e 34 anos, e 25% daquelas com mais de 55 anos.

E a principal fonte do estresse pode estar dentro de casa – 83% delas apontam as relações com o marido, filhos e família como causas principais. Na verdade, o estudo indica que elas são também estressadas por causa do esforço para cuidar melhor da família.

"A preocupação com a saúde dos pais e com o bem estar dos filhos, assim como as preocupações financeiras de colocar os filhos na faculdade e de economizar dinheiro para sua própria aposentadoria é muita coisa para se lidar" (em tradução livre), explica a psicóloga Katherine Nordal, diretora executiva para a prática profissional na Associação Americana de Psicologia.

Fonte: American Psychological Association Help Center – maio de 2008

Nenhum comentário: