quinta-feira, 22 de maio de 2008

José Carreras e Plácido Domingos, Uma História Real



José Carreras e Plácido Domingos





Uma história real Acho essa história maravilhosa e fiquei encantada por ela ter acontecido de verdade!

Não era fã de Plácido Domingo, mas a partir dai fiquei! Possivelmente você já ouviu ao menos falar sobre os três tenores. O italiano Luciano Pavarotti, os espanhóis Plácido Domingos e José Carreras.
É possível mesmo que os tenha assistido pela TV, abrilhantando eventos como Copa do Mundo de futebol.

O que talvez você não saiba é que Plácido Domingos é madrileno e José Carreras é catalão. E há uma grande rivalidade entre madrilenos e catalães.

Plácido e Carreras não fugiram à regra. Em 1984, por questões políticas,tornaram-se inimigos.
Sempre muito requisitados em todo o mundo, ambos faziam constar em seus contratos que só se apresentariam se o desafeto não fosse convidado.

Em 1987, Carreras ganhou um inimigo mais implacável que Plácido Domingos. Foi surpreendido por um terrível diagnóstico de leucemia. Submeteu-se a vários tratamentos, como auto-transplante de medula óssea etrocas de sangue. Por isso, era obrigado a viajar mensalmente aos Estados Unidos.

Claro que sem condições para trabalhar, e com o alto custo das viagens edotratamento, logo sua razoável fortuna acabou.Sem condições financeiras para prosseguir o tratamento, Carreras tomou conhecimento de uma instituição em Madrid, denominada Fundación Hermosa. Fora criada com a finalidade única de apoiar a recuperação de leucêmicos. Graças ao apoio dessa fundação, ele venceu a doença. E voltou a cantar.

Tornando a receber altos cachês, tratou de se associar à fundação. Foi então que, lendo os estatutos, descobriu que o fundador, maior colaborador e presidente era Plácido Domingos. Mais do que isso. Descobriu que a fundação fora criada, em princípio, para atender a ele, Carreras. E que Plácido se mantinha no anonimato para não o constranger por ter que aceitar auxílio de um inimigo.
Momento extraordinário, e muito comovente aconteceu durante uma apresentação de Plácido, em Madrid. De forma imprevista, Carreras interrompeu o evento e se ajoelhou a seus pés.
Pediu-lhe desculpas. Depois, publicamente lhe agradeceu o benefício de seu restabelecimento.
Mais tarde, quando concedia uma entrevista na capital espanhola, uma repórter perguntou a Plácido Domingos por que ele criara a Fundación Hermosa. Afinal, além de beneficiar um inimigo, ele concedera a oportunidade de reviver a um dos poucos artistas que poderiam lhe fazer alguma concorrência.

A resposta de Plácido Domingo foi curta e definitiva:"

-Porque uma voz como essa não se podia perder."

História de autoria de Eugênia Morais

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheci essa história pela Rádio Rio de Janeiro 1400 AM. É uma lição de vida, um exemplo de grandiosidade de espírito. Espero que as pessoas no mundo façam a mesma coisa para poder acabar o sentimento ruim que não nos leva a lugar nenhum. Sandra

Anônimo disse...

Conheci essa historia atraves de uma apresentação de trabalho na faculdade, e me vi supreendida com tal realato,nunca que eu poderia imaginar que houvesse qualquer disputa entre eles, que essa historia nos sirva de exemplo... Pois nunca pensamos que amanhã poderemos estar precisando do outro...

Anônimo disse...

A estória , apesar de lindíssima, é uma invenção sem precedentes e negada pelos dois tenores, razão pela qual usei estória com "E". Há no site da Fundação José Carreras um desmentido para este fato que cruzou o mundo.

Anônimo disse...

Essa história é totalmente falsa e um grande desrespeito a estes grandes artistas, que também nunca foram inimigos.

claudia regina disse...

eu frequento um centro kardecista em jacarepagua e em uma palestra sobre perdão,vi o video desta linda estoria e me emocionei,como é lindo ver alguem pedir perdão por um ato errado e mais lindo ainda é saber perdoar,deus nos deu esse poder de pedir o perdão e dar o perdão.seria muito bom se aprendéssemos essa lição e usassemos em toda a nossa vida

Anônimo disse...

A história é realmente muito bonita, porém é falsa.

Veja nota no próprio site da fundação Josep Carreras, que apesar de não ter sido ajudado por Plácido Domingos criou uma instituição com o intuito de ajudar pessoas com leucemia.

http://www.fcarreras.org/es/nota-desmintiendo-las-informaciones-relativas-a-la-supuesta-financiaci%C3%B3n-por-parte-de-la-fundaci%C3%B3n-hermosa-y-del-sr-pl%C3%A1cido-domingo-al-sr-josep-carreras_31308

Abraços,
Anderson

Anônimo disse...

Esta estória é falsa!

Unknown disse...

Esta história é falsa.
Veja:
http://www.fcarreras.org/es/nota-desmintiendo-las-informaciones-relativas-a-la-supuesta-financiaci%C3%B3n-por-parte-de-la-fundaci%C3%B3n-hermosa-y-d-pl%C3%A1cido-domingo-a-d-jos%C3%A9-carreras_31278

Mário disse...

Realmente uma linda história. Pensei em usá-la na palestra no Centro. Antes porém, fui verificar sua autenticidade e constatei que é falsa. Aqui entra a responsabilidade de cada um em não repassar mentiras como verdades, mesmo que sejam histórias bonitas. Afinal de contas uma mentira continua sendo uma mentira.

Celso Lobato disse...

Não repasse antes de verificar sua autenticidade, só porque é bonita.
A única verdade dessa história, é que Carreiras contraiu leucemia.
O resto, tudo balela.

Andreya disse...

Bonita "estória" mas sem nenhum fundo de verdade.
Infelizmente o mal da internet é esse, passar pra frente informações fictícias, fazendo as pessoas acreditarem em fatos que nunca existiram.
O tenor José Carreras desmentiu essa estória no site oficial de sua fundação.

P.S.: Estória com E e não com H, foi proposital ^^

http://www.fcarreras.org/es/nota-desmintiendo-las-informaciones-relativas-a-la-supuesta-financiacion-por-parte-de-la-fundacion-hermosa-y-d-placido-domingo-a-d-jose-carreras_31278

O Sr. Sérgio Almeida FRANCO deveria retificar esta postagem e assim dar credibilidade ao seu blog. #FicaADica

Andreya