segunda-feira, 5 de maio de 2008

Centro Histórico de Fortaleza

Theatro José de Alencar - Inaugurado a 17 de junho de 1910, é composto por uma estrutura metálica importada da Escócia, que fica por trás da fachada em estilo neoclássico. O salão principal, com quatro andares, possui um palco com elevador. O teatro conta ainda com uma biblioteca, uma galeria de artes e um jardim lateral (projetado pelo paisagista Burle Max). Em 1964 foi tombado como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade. Foi restaurado pela última vez entre 1989 e 1991. Situa-se na Praça José de Alencar, s/n.



Muitos fortalezenses acham que fortaleza não tem mais patrimônio histórico. Pelo Contrário, a cidade tem um patrimônio muito rico, concentrado principalmente no centro da cidade. São igrejas, prédios utilizados pelo governo, museus, colégios, ou simplesmente lugares tradicionais como a Praça do Ferreira. A questão é que a maioria da população não o conhece ou não o valoriza.

Poucas construções históricas foram tombadas até agora. A maioria está a mercê da especulação imobiliária. A cada mês um prédio do início do século é destruído no centro de Fortaleza. Como diz o pesquisador Nirez, Fortaleza é "a cidade do derruba" - o povo não tem respeito pelo patrimônio histórico. São vários os exemplos de patrimônio histórico demolido, como a casa de Alberto Nepomuceno, situada na Rua Senador Pompeu, a casa de Rodolfo Teófilo, então situada na Av. João Pessoa, que foi demolida em 1985, o Antigo prédio do Liceu, na Praça dos Voluntários, etc.

"Defender o que resta, eis a questão. Fortaleza é uma cidadesem respeito ao passado, desmemoriada, indiferente ao destino detodo o belo que nos foi legado. Uma cidade submissa ao império doconsumismo e do imediatismo, permitindo a demolição de prédioshistóricos e lendários para abrir espaço a ridículos estacionamentos de carro."Blanchard Girão (1997)

Nenhum comentário: