segunda-feira, 5 de maio de 2008

Neocastigos


Conexão Cortada


Ser obrigado pelos pais a ficar trancado no quarto há tempos não é mais uma punição; resultado, surgem os terríveis e "injustos" neocastigos


LUANA VILLAC COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Ficar trancado no quarto é castigo? Só se for no século passado. Afinal, em tempos de internet, iPod e celular, o mundo todo está ao alcance dos adolescentes dentro do quarto. Resultado: os pais estão se adaptando e criando novas formas de repreender seus filhos. Guilherme Octávio Elói de Melo, 12, sabe muito bem o que é isso. Ele já teve que ficar semanas longe do videogame, do computador e até da câmera digital. "Quando eu respondo malcriado para minha mãe, ela proíbe as coisas que eu mais gosto." Para ele, o pior de tudo é ficar sem computador."Minha casa fica longe da escola; meus amigos normalmente não podem vir aqui", conta. "Por isso, nós jogamos on-line e ficamos no MSN. Quando estou de castigo, fico isolado."Tomás de Sampaio Góes Martins Costa, 15, já chegou a ficar dois meses sem jogar no PC por ter tirado notas baixas. "Tive que agüentar até passar na recuperação", reclama. "O Orkut e o MSN eles liberaram para não terem uma surpresa ruim com a conta de telefone."


Na casa de Eduardo Kiel, 13, a punição passa pela TV a cabo. "Sempre que faço algo errado, meus pais não me deixam ver meus canais preferidos", diz. "Só me deixam assistir History Channel." Para ele, o método é injusto.


"Mas, se fosse com meu irmão, eu diria que foi justo."Bruna Diniz Knoepfelmacher, 13, é mais taxativa em sua posição quanto à injustiça de castigos desse tipo. "Esse não é um jeito de eles nos educarem", diz. "Não vou fazer isso com meus filhos, mesmo se eles passarem dos limites." Os pais da estudante costumam proibi-la de usar o iPod, o computador ou de ver televisão por algum tempo quando ela briga muito com os irmãos.No caso dela, ficar longe do Orkut é a pior parte. "Quando isso acontece, ligo para as minhas amigas e peço para elas entraram na minha página e lerem todos os meus scraps para mim", diz. "As mais próximas têm até a minha senha.


"Felipe Diniz Knoepfelmacher, 15, irmão de Bruna, concorda que o Orkut é o que mais faz falta. Como a irmã, ele apela para os amigos para saber como está sua página de recados.Apesar disso, Felipe garante que hoje depende menos do PC do que antes. "Prefiro passar o dia tocando violão ou guitarra", diz. "O problema é que eu preciso da internet para pegar as cifras", lamenta.

Nenhum comentário: