sexta-feira, 9 de maio de 2008

Espinafre : Popeye tem razão


Espinafre é bom para aumentar os músculos, diz estudo
Da BBC Brasil


Um estudo norte-americano diz ter comprovado que o espinafre pode ajudar a aumentar os músculos.

A tese, defendida nos desenhos animados do marinheiro Popeye, foi testada em laboratórios por especialistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey.

Os cientistas extraíram esteróides encontrados nas folhas da verdura e avaliaram sua ação quando em contato com amostras de tecido muscular humano.

Eles perceberam que os esteróides aumentaram a velocidade do crescimento dos músculos em até 20%. Os especialistas acreditam que o esteróide age diretamente sobre proteínas, transformando-as em massa muscular.

O estudo, publicado pela "New Scientist", repetiu os testes com ratos e observou que o efeito foi o mesmo. Os pesquisadores afirmaram, no entanto, que quem deseja contar com a ajuda do espinafre para ficar mais forte deve comer pelo menos 1 quilo da verdura diariamente.
Estudos anteriores sugerem que o espinafre pode ajudar pessoas com excesso de peso a emagrecer, ao diminuir a velocidade da digestão de gordura e prolongar a sensação de saciedade.
Outras pesquisas também já mostraram que a verdura pode aumentar a capacidade cerebral.
EM EXCESSO, ESPINAFRE FAZ MAL, AFIRMA NUTRICIONISTA
Segundo estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes no espinafre pode ter efeito tóxico. A orientadora da pesquisa, Jocelem Salgado, sugere que as pessoas dêem preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre, como couve, brócolis, folha de mostarda, agrião e leguminosas como fontes alternativas de cálcio e ferro

Nenhum comentário: