terça-feira, 25 de agosto de 2009

Qual é o melhor colchão para você?



Essa pergunta não se aplica para mim, pois para o meu gosto nada como uma redinha veia



A escolha certa proporciona um sono de mais qualidade e pique extra para o novo dia

Por Priscila Moreira

Poucas coisas são tão revigorantes como uma boa noite de sono. Uma rotina de descanso diário aumenta a disposição, favorece a memória, a concentração, a atenção e o raciocínio. Porém, para garantir um sono de qualidade, é preciso observar alguns fatores, entre eles a qualidade do colchão.

A reumatologista Suely Roizenblatt, do Instituto do Sono de São Paulo, diz que no momento da escolha é preciso procurar um modelo que deixe a pessoa confortável e relaxada: "Quando dormimos relaxamos e perdemos o controle sobre as posições do nosso corpo e, por isso, é fundamental escolha de um colchão que se molde a você".

E para encontrá-lo, no momento da compra é preciso experimentar. "Deite e observe se o colchão te deixa confortável e com uma postura adequada em qualquer posição", sugere Suely. Hoje existem dois tipos disponíveis no mercado, os de mola e os de espuma. "Colchões de mola possuem mais firmeza e permitem o alinhamento central da coluna vertebral", explica a reumatologista. Já os de espuma são mais flexíveis e têm uma durabilidade menor. "Depois de um tempo de uso, forma-se um "buraco" central que oprime a coluna e obriga a pessoa a se adaptar ao colchão e não o contrário", alerta.

Apoio para a cabeça
Assim como o colchão, o travesseiro é peça-chave para uma boa noite de sono. Escolha com base no material de que ele é feito e, claro, na posição em que é colocado.

Suely Roizenblatt, diz que para quem dorme de lado a altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para os que dormem com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.



Quanto ao material, ela diz que a melhor escolha são os de viscoelástico, que se moldam à posição corporal. A especialista ainda ressalta que travesseiros feitos com material orgânico não são bons porque acumulam muitos ácaros e prejudicam a postura do corpo por serem muito moles.

Fonte: Site Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: