segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fique mais bonita sem cirurgia plástica





Especialistas em beleza discutem novos tratamentos sem intervenção cirúrgica

Por Carol Nogueira - Revista Viva Saúde

A idade não perdoa, já diz o ditado popular. Afinal, com o passar dos anos, em algum momento aparecem as primeiras rugas, as linhas de expressão e as manchas tão indesejadas, principalmente pelas mulheres. Mas como escapar das marcas do envelhecimento da pele sem ter que passar pela mesa de cirurgia? Esse foi o tema discutido em encontro que aconteceu na noite da última quarta-feira na Livraria Cultura Conjunto Nacional, em São Paulo.
O evento contou com a participação dos dermatologistas Adriana Vilarinho, Shirlei Borelli e Nuno Osório, cada um para explicar um pouco sobre os tratamentos disponíveis para retardar esse processo.
Seja por culpa de fatores intrínsecos, ligados à composição genética de cada pessoa, ou extrínsecos, como a exposição solar, o tabagismo e a má alimentação, o envelhecimento da pele é inevitável. Para Adriana, é importante investir em prevenção tomando precauções como utilizar o filtro solar adequado ao seu tipo de pele diariamente, não fumar, evitar o álcool e manter uma alimentação rica em fibras e alimentos antioxidantes.

O que já é feito
O peeling, procedimento muito utilizado para remover manchas da pele, pode causar reações alérgicas sérias e eritemas se não for feito de maneira adequada ou se o paciente não tomar os cuidados necessários após o procedimento.
Já o preenchimento também necessita de cuidado. Adriana Vilarinho explica que a escolha do material a ser utilizado é muito importante, e varia de acordo com as necessidades e a adaptação de cada paciente. "Quando é feito com colágeno, por exemplo, é necessário fazer um teste antes, pois esse material pode dar reação alérgica até dois meses após a aplicação", justifica.

Supernovidade
A dermatologista explicou ainda sobre um dos mais novos tratamentos nessa área, a hidroxiapatita de cálcio, comercializada como Radiesse, um preenchimento injetável 100% biocompatível, que estimula a produção de colágeno do próprio corpo, e é indicado para rugas moderadas a profundas, sulcos na face e correção de linhas de expressão.

Nenhum comentário: